Internacional Mercosul e UE tentarão fechar acordo mais uma vez

Mercosul e UE tentarão fechar acordo mais uma vez

O Parlamento Europeu tem uma nova eleição em maio do ano que vem, o que pode mudar a configuração política do bloco e fazer a negociação retroceder

ue mercosul

Blocos querem acordo de livre comércio

Blocos querem acordo de livre comércio

Adriano Machado/Reuters - 20.12.2017

Uma nova rodada de negociações entre Mercosul e União Europeia foi marcada para a próxima semana em Montevidéu, anunciaram chanceleres do bloco sul-americano nesta quinta-feira (6), em mais um esforço para tentar avançar na negociação do acordo de livre comércio, praticamente parada desde dezembro do ano passado.

"Teremos uma nova rodada de negociações semana que vem em Montevidéu e, se não fecharmos, temos uma nova janela nos primeiros meses de 2019", disse o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Nóvoa, a jornalistas após reunião no Itamaraty.

O Parlamento Europeu tem uma nova eleição em maio do ano que vem, o que pode mudar a configuração política do bloco e fazer a negociação retroceder do ponto atual, o que aumenta a importância de se avançar nas negociações, afirmou.

"Há acontecimentos políticos, entre outros a troca do Parlamento na UE, e com isso, com toda certeza, a troca de alguns comissários, que será em abril ou em maio, que nos indica que deveríamos tratar de ter uma data limite nos primeiros meses do próximo ano", disse Novoa.

A tentativa de acordo está praticamente parada desde dezembro de 2017, quando chegou no ponto mais perto de um pacto nos últimos anos.

    Access log