Logo R7.com
RecordPlus

México quer investigação sobre uso de gás lacrimogêneo na fronteira

Presidente Donald Trump disse a repórteres que pode fechar a divisa por tempo indeterminado se imigrantes 'atacarem' a barreira

Internacional|Do R7

  • Google News
Família de imigrantes escapa de bombas de gás lacrimogêneo
Família de imigrantes escapa de bombas de gás lacrimogêneo

O Ministério de Relações Exteriores do México enviou uma nota diplomática ao governo dos Estados Unidos pedindo uma "investigação completa" sobre o que descreveu como uso de armas não letais direcionadas ao território mexicano no domingo (25), informou a pasta em comunicado na segunda-feira (26). 

O pedido formal foi emitido um dia depois que autoridades norte-americanas lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra imigrantes perto da passagem de fronteira que separa Tijuana, no México, de San Diego, na Califórnia, no momento em que alguns corriam em direção aos Estados Unidos.


Mais de 40 imigrantes foram detidos no lado norte-americano, disseram autoridades da fronteira dos Estados Unidos, acrescentando que nenhum conseguiu cruzar com sucesso para o território californiano.

Leia também

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres durante evento em Mississippi que pode fechar a fronteira se imigrantes "atacarem" a barreira. Durante o impasse de domingo, autoridades norte-americanas fecharam a passagem de San Ysidro, a mais movimentada do país, por diversas horas.


"Nós a fecharíamos e a manteríamos fechada se vamos ter um problema. A manteremos fechada por um longo período de tempo", disse Trump.

O incidente de domingo foi o mais recente capítulo de uma saga que tem oposto as duras políticas migratórias de Trump contra milhares de pessoas que atravessaram o México fugindo de violentos países da América Central.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.