Logo R7.com
RecordPlus

Mídia síria presta homenagem a Chávez, aliado de Assad

Internacional|Do R7

  • Google News

BEIRUTE, 6 Mar (Reuters) - A mídia estatal da Síria lamentou nesta quarta-feira a morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmando que ele tomou uma posição honrosa contra uma conspiração contra Damasco.

Chávez, aliado e convidado regular do presidente sírio, Bashar al-Assad, enviou combustível à Síria no ano passado para ajudar o país a superar a escassez causada por sanções ocidentais, e descreveu a revolta contra Assad como um complô internacional apoiado pelas potências ocidentais.


Assad enfrenta uma revolta que começou em março de 2011. Os protestos que eram principalmente pacíficos ganharam força e se tornaram uma insurreição armada, na qual a ONU diz que 70 mil pessoas morreram.

A televisão estatal síria fez o anúncio da morte de Chávez, dizendo que ele havia "se levantado pelo legítimos direitos árabes, incluindo uma posição honrosa sobre a conspiração contra a Síria".


"Ele repetidamente declarou sua solidariedade com a liderança da Síria e seu povo diante do feroz ataque imperialista, e condenou a pressão norte-americana (na Síria)", disse a emissora.

Chávez morreu na terça-feira depois de uma batalha de quase dois anos contra o câncer. Ele sofreu várias complicações após sua última operação em dezembro e não apareceu em público desde então.

(Reportagem de Dominic Evans)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.