Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ministro das Finanças palestino renuncia por disputa orçamentária

Internacional|Do R7

RAMALLAH, 3 Mar (Reuters) - O ministro das Finanças palestino, Nabil Qassis, anunciou sua renúncia neste domingo, afirmando que o governo não havia conseguido lidar com um gritante déficit orçamentário.

"Nenhuma decisão foi tomada para reduzir substancialmente o déficit, ao contrário, ele está crescendo antes da ratificação do orçamento (2013)", disse Qassis em comentários ao jornal al-Ayyam, explicando as razões para sua demissão.

O primeiro ministro Salam Fayyad disse aos membros do gabinete que havia aceitado a demissão de Qassis.

Qassis, que foi nomeado no ano passado e pedia por medidas de austeridade, disse que o orçamento da Autoridade Palestina, estimado em 3,6 bilhões de dólares, teria um déficit de 1,37 bilhão de dólares neste ano.


A Autoridade, que exerce um autogoverno limitado no território ocupado da Cisjordânia, tem vivido uma crise financeira por conta de ajudas externas menores, novas tensões com Israel, e uma necessidade de atender a uma folha de pagamento cada vez maior do setor público.

Nos últimos meses, o governo não conseguiu pagar integralmente os salários dos 160 mil funcionários na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas, movimento islâmico rival.


Israel reteve as receitas fiscais que recolhe da Autoridade Palestina após o presidente Mahmoud Abbas garantir à ONU um reconhecimento de Estado de fato em novembro, embora tenha transferido os fundos, totalizando cerca de 100 milhões de dólares por mês, em janeiro e fevereiro.

(Reportagem de Ali Sawafta)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.