Montagem nas redes coloca Ratinho no lugar de Maduro em imagem de TV chilena
Cena original se referia ao noticiário transmitido no início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em 2022, e exibia as fotos corretas
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma montagem que circulou nas redes sociais horas depois da operação que capturou o ditador Nicolás Maduro, no sábado (3), mostrava o apresentador brasileiro Ratinho no lugar do venezuelano em uma suposta reprodução de noticiário de uma TV chilena. A cena viralizou, mas é falsa.
Na imagem, um apresentador de TV aponta para o telão com fotos de quatro líderes mundiais indicados como “Aliados da Rússia”. A legenda identificava Xi Jinping, da China; Aleksandr Lukashenko, ditador da Bielorrússia; Nicolás Maduro, da Venezuela; e Ebrahim Raisi, ex-presidente do Irã.
LEIA MAIS
No entanto, na foto adulterada, o líder chinês aparecia com a foto do personagem Ursinho Pooh, enquanto Maduro era identificado com o rosto do apresentador brasileiro.
Apesar do erro ser evidente, a cena falsa rapidamente se espalhou pelas redes sociais, com muitos internautas apontando a suposta falha da emissora.

A imagem original foi identificada posteriormente e não se refere à Operação Resolução Absoluta, empreendida pelas forças norte-americanas em território venezuelano para capturar Maduro.
Na verdade, ela é uma cena do programa Meganoticias, da TV chilena Mega, veiculada em fevereiro de 2022, no início da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp







