Internacional Morre o ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev aos 91 anos

Morre o ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev aos 91 anos

O oitavo e último líder da URSS recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1990, por ter encerrado a Guerra Fria

  • Internacional | Do R7, com EFE e AFP

Último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev morreu, aos 91 anos

Último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev morreu, aos 91 anos

Pascal Guyot/ AFP

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos, segundo informações publicadas por agências de notícias da Rússia.

"Nesta tarde, após uma longa e grave doença, morreu Mikhail Gorbachev", informaram fontes do Hospital Clínico Central.

O enterro será no Cemitério Novodevichy, em Moscou, onde estão os restos mortais de figuras preeminentes da história do país e o túmulo de sua esposa.

Gorbachev chegou ao poder em 1985 e iniciou uma série de reformas econômicas e políticas, que ficaram conhecidas como Perestroika e Glasnost. Segundo muitos apontam, porém, essas ações do então presidente foram os motivos que provocaram a dissolução da URSS.

Em 1990, Gorbachev ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para encerrar a Guerra Fria, período em que a URSS e os Estados Unidos viviam em constante tensão.

Gorbachev renunciou em 25 de dezembro de 1991 e, no mesmo dia, a bandeira da URSS foi substituída pela tricolor da Rússia. Formalmente, porém, o bloco comunista se dissolveu um dia depois por ordem do Soviete Supremo.

Gorbachev nasceu em uma família de origem russa e ucraniana em março de 1931, durante o governo de Josef Stalin.

O ex-líder comunista se formou em direito em 1955. Durante o período em que estudou na Universidade Estatal de Moscou, ele se casou com uma colega de curso, Raíssa Titarenko.

Últimas