Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mujahedines do Povo Iraniano deixam Iraque e seguem para Albânia

Internacional|Do R7

A pedido do governo americano e da ONU, 14 integrantes da organização da oposição Mujahedines do Povo Iraniano (MEK) abandonaram uma base no Iraque e seguiram para uma nova vida na Albânia, anunciou o Departamento de Estado dos EUA nesta quinta-feira.

"Os Estados Unidos expressam sua gratidão ao governo da Albânia por seu gesto humanitário generoso", disse a porta-voz da pasta, Jennifer Psaki.

Em março, a Albânia havia anunciado que estava pronta para receber 210 membros dos Mujahedines que vivem em Camp Liberty, uma antiga base militar dos EUA perto de Bagdá.

Hoje, cerca de 3.000 opositores iranianos dessa organização vivem nesse acampamento, alvo de um ataque de morteiro em fevereiro, no qual sete pessoas morreram.


A porta-voz americana também pediu aos integrantes do MEK que "cooperem plenamente" com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que organiza a transferência.

Fundado na década de 1960 para se opor ao xá do Irã, o MEK foi expulso do país nos anos 1980 e se instalou em Camp Ashraf no Iraque.


Os EUA retiraram o MEK de sua lista negra de organizações terroristas no final de setembro, seguindo a decisão tomada anteriormente pelo Reino Unido (2008) e pela União Europeia (2009).

jkb/tt

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.