Mulher morre após comer cogumelo em restaurante de luxo na Espanha
Prestigiado com uma estrela Michelin, RiFF está sendo investigado. Outras 18 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação
Internacional|Giovanna Orlando, do R7
O restaurante RiFF, na Espanha, prestigiado com uma estrela Michelin, está sendo investigado depois que uma cliente morreu e 18 sofreram intoxicação alimentar. O Departamento de Saúde de Valência abriu um inquérito para averiguar se há conexão entre os sintomas apresentados pelas vítimas e a comida servida no local. O restaurante está fechado até que as investigações sejam concluídas.
As suspeitas começaram depois que María Jesus Fernandez Calvo, de 46 anos, morreu durante a madrugada de domingo (17). No sábado (16), a mulher tinha almoçado arroz com cogumelos no restaurante com o marido e o filho, de 12 anos, que apresentaram sintomas de intoxicação alimentar, como diarreia e vômitos constantes. Os dois se recuperaram e passam bem.
Leia também
A responsável pelo departamento de saúde da cidade de Valência, Ana Barceló, contou que mais 14 pessoas informaram às autoridades que sentiram sintomas iguais ao da família depois de frequentarem o restaurante entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
"Foram encontrados 49 clientes [que comeram no restaurante no período], e 18 deles apresentaram sintomas como diarreia e vômitos. As amostras recolhidas e foram enviadas ao Instituto Nacional de Toxicologia para análise", disse Barceló à imprensa espanhola.
Ainda não se pode concluir se a morte da mulher tem relação com o restaurante.
Barceló destaca que é necessário esperar o resultado da autópsia para saber se a causa de morte foi a comida servida ou se a mulher estava doente antes. Também existe a possibilidade de asfixia por causa do vômito.
O departamento de saúde começou a interrogar os funcionários do restaurante, mas ainda não foram encontradas irregularidades.