Resumindo a Notícia
- Uma mulher de 35 anos morreu no domingo (9), em Highland Falls, em Nova York (EUA).
- Ela foi arrastada pelas águas junto com seu cachorro, quando tentava sair de casa.
- A tragédia aconteceu após fortes chuvas que provocaram inundações no estado americano.
- Além de Nova York, outros estados do nordeste dos EUA enfrentam chuvas torrenciais.
Uma estrada severamente danificada é fechada em Highland Falls, em Nova York (EUA)
Spencer Platt / Getty Images North America / Getty Images via AFP - 10.07.2023Uma mulher de 35 anos morreu no domingo (9), em Highland Falls, em Nova York (EUA), após as fortes chuvas que destruíram infraestruturas e provocaram inundações, informou a rede de notícias NBC News. Segundo a governadora do estado, Katy Hochul, a mulher foi arrastada pelas águas junto com seu cachorro, quando tentava sair de casa. "Seu companheiro a viu sendo levada [pela água]", disse Hochul à imprensa nesta segunda-feira (10).
O nordeste dos Estados Unidos contabilizava, nesta segunda-feira, os danos causados pelas enchentes. De acordo com a rede de notícias AFP, nos estados de Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Vermont, ainda há nesta segunda o risco de fortes chuvas, que podem causar inundações repentinas com o potencial perigo de vida. O alerta é do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).
As fortes chuvas no estado de Nova York no domingo transformaram ruas em rios, destruíram pontes e danificaram rodovias, o que levou a governadora Kathy Hochul a declarar estado de emergência em dois condados. Chuvas de até 200 mm criaram "condições de risco de vida, devido a inundações repentinas", explicou Hochul.
Na noite de domingo, mais de 12 mil pessoas ficaram sem energia no estado; nesta segunda, cerca de 3.800 usuários continuavam sem o serviço, de acordo com a página poweroutage.us.
A atividade da companhia ferroviária Amtrak foi suspensa entre a cidade de Nova York e a capital do estado, Albany, “devido a condições climáticas difíceis”, a partir da madrugada desta segunda-feira.
Hochul disse que a chuva se dirigia para o leste, no sentido do estado de Vermont. A polícia local relatou fortes chuvas em quatro condados desse estado, que causaram danos e levaram ao fechamento de estradas.
"A taxa de precipitação esperada está entre 6,35 e 12,7 mm em uma hora", disse o NWS em um alerta estadual.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Nesta segunda-feira, houve "enchentes repentinas" e "inundações catastróficas" em partes de Vermont, cujo governador, Phil Scott, declarou situação de emergência.
"Equipes de resgate Swiftwater foram posicionadas em locais estratégicos em todo o estado, caso sejam necessárias para ajudar nas evacuações e resgates de enchentes”, disse o gabinete do governador em um comunicado divulgado no domingo.
As fortes chuvas danificaram e fecharam estradas, deixando as pessoas presas em seu carro e sua casa. As equipes de socorro operavam em vários locais, relataram diversos veículos de comunicação locais.
O NWS disse ter recebido "vários relatórios" de inundações significativas e de pessoas presas em veículos no condado de Orange.
"Vários milímetros adicionais de precipitação são esperados até a manhã de terça-feira, à medida que esse sistema se move lentamente para o leste", e mais inundações repentinas são possíveis, acrescentou a mesma fonte nesta segunda.
Os cientistas afirmam que a mudança climática aumenta o risco de chuvas fortes, porque a atmosfera mais quente concentra mais água.