Navio desaparecido há 145 anos é encontrado por acaso em rio nos EUA
Restos do LW Crane, que naufragou em 1880, foram localizados durante um levantamento de rotina no Rio Fox, em Wisconsin
Internacional|Do R7

Um levantamento de rotina no Rio Fox, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, encontrou por acaso os restos do LW Crane, um navio a vapor que naufragou há 145 anos, em 1880.
A descoberta foi feita pela por equipes da Sociedade Histórica de Wisconsin e da Associação de Arqueologia Subaquática do estado, durante uma pesquisa para mapear sítios culturais submersos em um trecho de 4 km do rio.
Com um sonar de alta resolução, as equipes encontraram o casco intacto de uma embarcação de cerca de 27 metros de comprimento e sete de largura, parcialmente enterrado no leito do rio, entre troncos, rochas e restos de pontes e balsas de madeira.
“Essa é a emoção da arqueologia: às vezes encontramos algo novo que não estávamos procurando”, celebrou a Sociedade Histórica em uma publicação nas redes sociais.
Leia mais
Construído em 1865 na cidade de Berlin, no estado de Wisconsin, o LW Crane era um navio a vapor de rodas de pás, feito de madeira, que transportava passageiros e cargas entre as cidades de Green Bay e Oconto, segundo o canal de notícias norte-americano CBS News.
Em 1880, a embarcação pegou fogo e afundou na região de Oshkosh, mas as circunstâncias do incêndio ainda são um mistério, assim como informações sobre possíveis vítimas. Após várias vendas, o navio também foi usado, em 1875, para limpar o Rio Wisconsin.
De acordo com Brendon Baillod, presidente da Associação de Arqueologia Subaquática de Wisconsin, que liderou a equipe responsável pela descoberta, o naufrágio foi localizado em águas com profundidade entre 7,6 e 9 metros, graças a equipamentos de sonar de última geração.
“Um equipamento realmente excelente. Estávamos ansiosos para usá-lo. Então, fizemos um levantamento de todo o rio, um trecho de oito quilômetros”, explicou Baillod ao canal de notícias norte-americano Fox News.
Naquele dia, a equipe examinou três grandes naufrágios: o LW Crane, o Menasha (afundado em 1861) e um terceiro navio, possivelmente o Berlin City, que naufragou em 1870.
Os destroços do LW Crane, segundo os arqueólogos, estão conectados a histórias de imigrantes que chegaram às hidrovias dos Grandes Lagos para se estabelecer em cidades como Oshkosh, Neenah, Menasha, Appleton e Green Bay.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
