Logo R7.com
RecordPlus

Netanyahu afirma que as tropas israelenses permanecerão no Líbano

Mesmo após críticas de Trump, primeiro-ministro de Israel diz que Exército seguirá em ‘zona de segurança’

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Benjamin Netanyahu afirma que tropas israelenses permanecerão no sul do Líbano enquanto necessário, apesar de trégua no Oriente Médio.
  • Netanyahu mantém posição de segurança em "zona de segurança", mesmo com críticas de Donald Trump.
  • Irã insiste na retirada total das tropas israelenses como parte de acordo internacional.
  • Israel destina recursos para segurança no norte e negocia presença militar com os EUA.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu Ronen Zvulun/Reuters - 15.06.2026

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (18) que as tropas israelenses permanecerão em áreas do sul do Líbano pelo tempo “que for necessário” apesar de a trégua em território libanês fazer parte do memorando de entendimento assinado pelos Estados Unidos e pelo Irã para pôr fim ao conflito no Oriente Médio.

Netanyahu, seguindo a linha das declarações feitas anteriormente por outros membros de seu gabinete, insistiu que as forças armadas israelenses permanecerão na “zona de segurança” estabelecida, apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter criticado publicamente nesta semana a postura do governo israelense, considerando-a excessivamente agressiva dadas as circunstâncias.


Além disso, Teerã continua insistindo que a retirada total das tropas israelenses da região é “indispensável” no âmbito do acordo, que, conforme explicou, já inclui a questão libanesa no primeiro parágrafo do documento assinado.

Veja Também

“Restabeleceremos a segurança e a prosperidade nas localidades do norte”, esclareceu Netanyahu, uma semana depois de as autoridades terem destinado uma grande quantia de dinheiro a essa região para melhorar a segurança da população, segundo informações coletadas pelo jornal The Times of Israel.


“Isso exige a manutenção da zona de segurança no sul do Líbano e exige que não saíamos de lá enquanto as necessidades de segurança de Israel assim o exigirem”, afirmou.

Fontes próximas ao assunto indicaram que as autoridades israelenses estariam tentando negociar essa questão com os Estados Unidos, embora o Exército tenha publicado um mapa atualizado da zona de atuação em território libanês e esteja apostando em manter sua presença, contrariando também a posição libanesa.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.