Nível do rio Sena começa a cair após maior cheia dos últimos 35 anos
Cheia deixou Paris em alerta máximo e obrigou principais museus a evacuarem suas obras
Internacional|Da Ansa

Após uma semana de cheias que colocaram as autoridades de Paris em alerta máximo, o nível do rio Sena começou a se reduzir neste sábado (6).
Ontem, as águas do rio bateram o recorde dos últimos 35 anos devido às chuvas que atingiram a França e a Alemanha na última semana, obrigando os principais museus, como o do Louvre e do Orsay, a evacuarem suas obras e permanecerem fechados ao público.
De acordo com especialistas do sistema de informação francês para alagamentos "Vigicrues", a cheia do rio Sena foi subavaliada devido a um erro técnico na estação hidrométrica de Paris-Austerlitz. A previsão inicial dizia que o nível do rio subiria a 5 metros no máximo, quando, no entanto, foi de 6,10 metros.
Sena transborda e enchentes alteram cartões-postais de Paris
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, anunciou um balanço provisório de vítimas no país, com quatro mortos, 24 feridos e 20 mil pessoas evacuadas.
— Será necessário tempo para o retorno à normalidade.
Na Alemanha, ao menos 51 pessoas ficaram feridas na noite de ontem durante um show de rock que foi abatido por um temporal. O evento reunia um público de 90 mil pessoas. O número de mortes causadas pelas chuvas no país também é superior ao da França. Ao menos 10 pessoas faleceram nos últimos dias em incidentes relacionados aos alagamentos.












