Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova Zelândia assume custódia de bebê doente após pais antivacina impedirem transfusão de sangue

Casal não autorizou cirurgia porque criança poderia receber doação sanguínea de pessoas vacinadas contra Covid-19

Internacional|

Bebê poderia receber sangue de doadores vacinados contra Covid-19
Bebê poderia receber sangue de doadores vacinados contra Covid-19 Bebê poderia receber sangue de doadores vacinados contra Covid-19

As autoridades da Nova Zelândia assumiram nesta quarta-feira (7) a custódia temporária de um bebê cujos pais impediam uma cirurgia de vida ou morte porque a criança poderia receber sangue de doadores vacinados contra a Covid-19.

O Tribunal Superior de Auckland ordenou que a criança, de 6 meses, identificada apenas como "Bebê W", seja colocada sob tutela parcial, o que permitirá a cirurgia urgente para corrigir a estenose pulmonar valvar, um problema cardíaco.

O procedimento cirúrgico foi adiado porque os pais não aceitavam uma transfusão de sangue procedente de doador que tenha recebido uma vacina de RNA mensageiro, tecnologia utilizada nos imunizantes anti-Covid da Pfizer e Moderna.

"A questão primordial é se o tratamento proposto é do melhor interesse (do bebê)", afirmou o tribunal em um comunicado.

Publicidade

A criança está agora sob "tutela médica do tribunal" até o "fim da cirurgia" e da recuperação dela, até o fim de janeiro no mais tardar.

Os pais permanecerão como tutores "para todos os outros propósitos" e serão "informados sobre a natureza e o progresso da condição e tratamento do Bebê W", afirma a sentença.

Publicidade

As autoridades de saúde do país rejeitaram o pedido dos pais de usar sangue de não vacinados.

A Nova Zelândia não faz distinção entre doações de pessoas vacinadas ou não contra a Covid-19, pois não há risco extra pelo uso de sangue de pessoas que receberam a vacina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.