Obama comemora os 60 Anos da Marcha de Selma; veja por que movimento foi importante
Evento gerou pressão política que resultou na aprovação do Voting Rights Act em 1965
Internacional|Do R7

Em 7 de março de 1965, a Marcha de Selma a Montgomery, no estado do Alabama, tornou-se um marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O evento, que ocorreu em resposta à resistência ao voto de afro-americanos, contou com a liderança de figuras como Martin Luther King Jr., John Lewis e Hosea Williams.
O ponto de partida foi a tentativa de ativistas em Selma de se registrarem para votar, enfrentando obstáculos impostos por autoridades locais. A marcha ganhou destaque após o ataque violento a manifestantes no “Domingo Sangrento”, em 7 de março de 1965, quando a polícia reprimiu brutalmente os manifestantes que tentavam cruzar a ponte Edmund Pettus.
A marcha culminou em uma jornada de 87 quilômetros até Montgomery, onde milhares de manifestantes se reuniram em apoio ao direito de voto para os afro-americanos.
Leia mais
O evento gerou pressão política que resultou na aprovação do Voting Rights Act em 1965, legislação que proibiu discriminação nas urnas com base em raça e garantiu o acesso ao voto para a população negra.
Nesta sexta-feira (7), o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, celebrou os 60 anos da marcha, destacando o legado dos organizadores dos direitos civis.
Na declaração via X, Obama afirmou: “Há 60 anos, um grupo de corajosos organizadores dos direitos civis marcharam pela Ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama, em busca de justiça e igualdade. Hoje, somos lembrados dos sacrifícios corajosos deles e temos a responsabilidade de fazer o que pudermos para dar continuidade ao trabalho deles.”
60 years ago, a group of brave civil rights organizers marched across the Edmund Pettus Bridge in Selma, Alabama in the pursuit of justice and equality. Today we’re reminded of their courageous sacrifices, and tasked with the responsibility of doing what we can to carry forward… pic.twitter.com/5dV1aWVsC0
— Barack Obama (@BarackObama) March 7, 2025
Há 10 anos, no aniversário de 50 anos da marcha, Obama, então presidente, cruzou a ponte de Selma com o ex-presidente George W. Bush, além de alguns dos ativistas que participaram da manifestação de 1965, como o congressista democrata John Lewis, de 75 anos.













