Logo R7.com
RecordPlus

Obama comemora os 60 Anos da Marcha de Selma; veja por que movimento foi importante

Evento gerou pressão política que resultou na aprovação do Voting Rights Act em 1965

Internacional|Do R7

  • Google News
Marcha culminou em uma jornada de 87 quilômetros até Montgomery, onde milhares de manifestantes se reuniram em apoio ao direito de voto para os afro-americanos
Marcha culminou em uma jornada de 87 quilômetros até Montgomery, onde milhares de manifestantes se reuniram em apoio ao direito de voto para os afro-americanos Reprodução/X - @BarackObama

Em 7 de março de 1965, a Marcha de Selma a Montgomery, no estado do Alabama, tornou-se um marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O evento, que ocorreu em resposta à resistência ao voto de afro-americanos, contou com a liderança de figuras como Martin Luther King Jr., John Lewis e Hosea Williams.

O ponto de partida foi a tentativa de ativistas em Selma de se registrarem para votar, enfrentando obstáculos impostos por autoridades locais. A marcha ganhou destaque após o ataque violento a manifestantes no “Domingo Sangrento”, em 7 de março de 1965, quando a polícia reprimiu brutalmente os manifestantes que tentavam cruzar a ponte Edmund Pettus.


A marcha culminou em uma jornada de 87 quilômetros até Montgomery, onde milhares de manifestantes se reuniram em apoio ao direito de voto para os afro-americanos.

Leia mais

O evento gerou pressão política que resultou na aprovação do Voting Rights Act em 1965, legislação que proibiu discriminação nas urnas com base em raça e garantiu o acesso ao voto para a população negra.


Nesta sexta-feira (7), o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, celebrou os 60 anos da marcha, destacando o legado dos organizadores dos direitos civis.

Na declaração via X, Obama afirmou: “Há 60 anos, um grupo de corajosos organizadores dos direitos civis marcharam pela Ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama, em busca de justiça e igualdade. Hoje, somos lembrados dos sacrifícios corajosos deles e temos a responsabilidade de fazer o que pudermos para dar continuidade ao trabalho deles.”


Há 10 anos, no aniversário de 50 anos da marcha, Obama, então presidente, cruzou a ponte de Selma com o ex-presidente George W. Bush, além de alguns dos ativistas que participaram da manifestação de 1965, como o congressista democrata John Lewis, de 75 anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.