Obama exibe em jantar seu talento para a sátira política
Internacional|Do R7
De smoking, gravata borboleta e abastecido de piadas incisivas durante um jantar exclusivo com a alta sociedade de Washington, o presidente Barack Obama se entregou na noite de sábado à sátira política.
Uma semana depois que a ausência de acordo sobre o orçamento no Congresso ativou um corte automático de gastos de 85 bilhões de dólares, o presidente multiplicou as piadas diante dos seletos convidados do clube Gridiron.
"Os comediantes que trabalhavam para mim entraram em desemprego técnico", brincou o presidente.
"Se há uma coisa em Washington que não foi reduzida é a duração deste jantar", continuou, "o que é uma nova mostra de que os cortes orçamentários não fazem sentido".
O presidente também se dedicou a falar de seu novo secretário de Estado, John Kerry, que tenta sair da sombra de sua antecessora, Hillary Clinton.
"É preciso admitir: é muito difícil chegar depois de Hillary. Mas, francamente, acredito que já é hora de deixar de vir trabalhar com um vestido. Isto é bastante perturbador. Não sei onde os compra, porque é um cara grande".
O presidente também voltou suas piadas para o vice-presidente, Joe Biden, e para os rumores que circulam sobre sua candidatura às primárias democratas em 2016, quando terá quase 70 anos.
"Não é um segredo para ninguém que meu vice-presidente continua sendo ambicioso. Mas é preciso reconhecer: sua idade é um problema. No outro dia, estava sentado ao lado de Joe e disse a ele: 'Joe, você é muito jovem para ser Papa'".
Pela primeira vez, um jornalista credenciado na Casa Branca foi convidado ao jantar, tradicionalmente fechado à imprensa.
pool-col/rap/chv/ll/ja/ma/dm