Obama faz hoje seu principal discurso sobre situação do país
Presidente deverá abordar o processo de normalização das relações diplomáticas com Cuba
Internacional|Agência Lusa
O presidente norte-americano, Barack Obama, faz nesta terça-feira (20) o discurso do Estado da União, com um balanço da situação do país e a apresentação das prioridades políticas, nacionais e internacionais, do seu sétimo ano de mandato.
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o discurso de Obama diante das duas câmaras do Congesso (Câmara dos Representantes e Senado) deverá cobrir um amplo conjunto de questões que marcam neste momento o país, como a reforma migratória, os cuidados de saúde, a política ambiental, a segurança nacional e a cibersegurança.
Obama quer unir setor público e privado para combater cibercriminosos; ativistas temem espionagem
Espera-se também que o presidente se refira ao desenvolvimento econômico positivo registrado nos últimos meses, como o recuo da taxa de desemprego para o seu nível mais baixo em seis anos e as perspectivas otimistas de crescimento da Reserva Federal.
No plano internacional, Obama deverá abordar o processo de normalização das relações diplomáticas com Cuba e os esforços para combater o grupo extremista EI (Estado Islâmico) no Iraque e na Síria.
O discurso do Estado da União será o primeiro de Obama (democrata) diante de um Congresso dominado pelo Partido Republicano, que controla as duas câmaras, após as eleições de novembro passado.
Nova política de Obama para Cuba enfrenta primeiros obstáculos