Internacional Oeste do Japão se prepara para tufão poderoso após enchentes

Oeste do Japão se prepara para tufão poderoso após enchentes

Ventos e chuva forte devem atingir região assolada por cheias de julho. Autoridades emitiram alertas de retirada para mais de 60 mil pessoas

Reuters
Tufão já provocou aumento das ondas no litoral do Japão

Tufão já provocou aumento das ondas no litoral do Japão

Kyodo via Reuters / 23.8.2018

Um tufão poderoso deve atingir o oeste do Japão nesta quinta-feira (23), aumentando o risco de novos transtornos para uma região assolada por enchentes em julho e levando as autoridades a emitirem alertas de retirada para mais de 60 mil pessoas.

O centro do tufão Cimaron se encontrava cerca de 60 quilômetros ao sul de Shikoku, a menor das quatro ilhas japonesas principais, às 18h locais desta quinta-feira, e seguia para o norte.

É provável que ele atravesse o oeste do país na noite desta quinta-feira, disse a Agência Meteorológica do Japão.

Chuvas e ondas fortes se abateram sobre o litoral sudeste de Shikoku, como mostrou uma transmissão ao vivo no site da emissora pública NHK.

Cidades das zonas administrativas vizinhas de Osaka e Okayama emitiram alertas de retirada para cerca de 85 mil moradores, de acordo com a NHK.

Um serviço de trem bala foi suspenso entre Osaka e Hiroshima, no oeste japonês, por precaução, disse o canal.

"Haverá chuva forte em áreas que ainda não se recuperaram totalmente", disse o primeiro-ministro Shinzo Abe durante uma reunião na sede da agência de reação a desastres do governo.

Últimas