Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Onda de calor continua na Espanha, onde são esperadas temperaturas extremas

Previsão para este domingo (24) é de máxima de 45ºC na região de Andaluzia, no sul do país

Internacional|

País europeu vem enfrentando onda de calor desde o dia 9 de julho
País europeu vem enfrentando onda de calor desde o dia 9 de julho País europeu vem enfrentando onda de calor desde o dia 9 de julho

A onda de calor que afeta a Espanha desde 9 de julho continua, e são esperadas temperaturas extremas neste domingo (24) no sul do país, onde podem chegar a 45ºC. 

Há duas semanas o país enfrenta temperaturas muito altas, apesar de nos últimos dias terem caído brevemente abaixo de 40ºC. A previsão da Aemet (Agência Meteorológica do Estado) é que quase todo o país terá máximas acima de 36ºC, exceto o noroeste. 

As temperaturas mais altas são esperadas na região de Córdoba, na Andaluzia (sul), com 45ºC. Foi nessa parte do país que se registrou o recorde espanhol em agosto de 2021: 47,4ºC em Montoro. 

As altas temperaturas e a baixa pluviosidade desde o início do ano elevaram o risco de incêndios em todo o país para "extremo", segundo a Aemet. 

Publicidade

Em Tenerife, no arquipélago das Canárias, um incêndio destruiu 2.156 hectares e levou à evacuação de 600 pessoas, informaram os serviços de emergência no sábado. 

Desde o início de 2022, mais de 200 mil hectares queimaram na Espanha, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis, em inglês), o que faz com que o país seja o mais afetado do continente. 

Publicidade

Segundo os cientistas, a proliferação desses eventos climáticos extremos é consequência direta do aquecimento global, com as emissões de gases de efeito estufa aumentando em intensidade, duração e frequência. 

Com a onda atual, a Espanha experimentou temperaturas excepcionalmente altas cinco vezes nos últimos onze meses. O mês de maio foi o mais quente desde o início do século.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.