Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan pede inspeção 'urgente' da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia

Organização militar afirma que a ocupação russa é uma ameaça séria para as instalações do local e que há risco de um acidente

Internacional|Do R7

Usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia se encontra sob controle militar da Rússia
Usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia se encontra sob controle militar da Rússia Usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia se encontra sob controle militar da Rússia

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) considera "urgente" que o órgão de controle nuclear da ONU realize uma inspeção da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, que se encontra sob controle militar da Rússia, afirmou o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, nesta quarta-feira (17).

"É urgente autorizar uma inspeção por parte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e garantir a retirada de todas as forças russas" do local, declarou Stoltenberg em coletiva de imprensa em Bruxelas.

A ocupação russa da usina de Zaporizhzhia (no sul da Ucrânia) "representa uma ameaça séria para as instalações [e] aumenta o risco de um acidente ou ou um incidente nuclear", alertou.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi tomada pelas tropas russas pouco depois do início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Publicidade

Leia também

Desde o fim de julho, a região é alvo de bombardeios, que Moscou e Kiev se atribuem mutuamente.

A Ucrânia também acusa a Rússia de usar a usina como base para realizar ataques a áreas controladas por Kiev e como arsenal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.