Paraguai ainda não aceitou presença da Venezuela no Mercosul
A Aliança do Pacífico aceitou os paraguaios observadores na última cúpula de Cali
Internacional|Do R7
O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández, disse nesta segunda-feira que o país não aceitou até agora a presença de Venezuela no Mercosul e que é necessária a aprovação pelo Senado para que isso aconteça e seu país volte ao bloco como é "de direito".
O chanceler disse que seus sócios Argentina, Brasil e Uruguai - que suspenderam o Paraguai em junho em represália pela destituição pelo Congresso do presidente esquerdista Fernando Lugo - não convidaram o país para a cúpula de presidentes em Montevidéu, no final de junho.
Mulher de diplomata paraguaio é baleada em assalto na Venezuela
Exército toma as ruas de Caracas para enfrentar a criminalidade
Venezuela e China tentam dar novo impulso à relação bilateral iniciada no governo Chávez
Fernández disse, contudo, que o novo Senado que assumirá no dia 1º de julho pode revisar o pedido de adesão da Venezuela ao bloco regional.
"Queremos voltar ao Mercosul como nos é de direito", manifestou.
"Se houvesse agora uma resolução para discutir o texto (de adesão da Venezuela) a enviaríamos. Respeitamos o poder Legislativo. Partimos da base que a Venezuela não é membro até que o Paraguai esteja de acordo. A posição paraguaia é clara. Não aceitou (até agora) a entrada da Venezuela", explicou.
O ministro paraguaio disse que o governo buscará concretizar acordos de livre comércio com os países integrantes da Aliança Pacífico (Chile, Peru, Colômbia e México) enquanto estiver suspenso do Mercosul.
"Houve avanços, especialmente com o México e ficará nas mãos do próximo governo aprofundar as negociações", afirmou.
A Aliança do Pacífico aceitou o Paraguai como sócio observador na última cúpula de Cali, na semana passada.
O presidente eleito de Paraguai, Horacio Cartes, assumirá no dia 15 de agosto e manifestou seu interesse em que pôr fim à suspensão imposta ao país pelos outros três sócios do bloco.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia












