Parlamentar da Venezuela busca refúgio em embaixada argentina
Richard Blanco perdeu imunidade parlamentar após se juntar ao líder da oposição Juan Guaidó em manifestações no mês passado
Internacional|Do R7
Um parlamentar de oposição da Venezuela procurou refúgio na embaixada argentina em Caracas nesta quinta-feira (9), de acordo com uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e uma testemunha da Reuters, após a prisão de outra importante figura política do grupo opositor na quarta-feira (8).
Richard Blanco, do partido Aliança Bravo Povo, foi um dos 10 parlamentares de oposição penalizados com a retirada de imunidade parlamentar pela Suprema Corte nesta semana.
Leia também
A medida foi tomada após eles se juntarem ao líder da oposição Juan Guaidó em manifestações no mês passado com intuito de instaurar um levante militar contra o presidente socialista Nicolás Maduro.
"Ele (Blanco) está lá como hóspede, nós podemos confirmar isso", disse a autoridade argentina, que pediu para não ser identificada.
Os ministros da Informação da Venezuela, das Relações Exteriores da Argentina e a embaixada do país em Caracas não responderam de imediato a pedidos por comentários.
Guaidó evocou a Constituição para se autoproclamar presidente interino em janeiro, argumentando que a reeleição de Nicolás Maduro em 2018 foi ilegítima. Cerca de 50 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, reconheceram Guaidó como líder legítimo da Venezuela.
O governo de Maduro, até então, evitou prender Guaidó, o que provavelmente provocaria uma forte reação. Mas as medidas recentes sugerem que o Partido Socialista no poder procura isolá-lo ao perseguir importantes aliados de Guaidó no Congresso.
Edgar Zambrano, vice-presidente da Assembleia Nacional, foi preso na quarta-feira por agentes da inteligência que utilizaram um caminhão de reboque para arrastar seu veículo enquanto estava dentro. Zambrano estava entre os deputados que tiveram suas imunidades revogadas nesta semana.