Passageiro é contido com fita adesiva após causar confusão e obrigar avião a pousar nos EUA
Homem foi preso pelo FBI; a identidade dele não foi divulgada
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um voo da American Airlines com destino a Newark, nos Estados Unidos, precisou ser desviado para Baltimore depois que um passageiro se envolveu em uma confusão dentro da aeronave e passou a agredir outras pessoas. Para conter o homem, passageiros e tripulantes utilizaram algemas flexíveis e fita adesiva até que o avião pousasse em segurança.
O caso aconteceu na noite de quinta-feira (3), durante o voo 618, que havia partido do Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth, no Texas. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), a tripulação comunicou às autoridades que havia um passageiro causando tumulto a bordo.
Veja Também
De acordo com Richard Olenick, que estava no avião, o homem começou a apresentar comportamento agressivo quando a aeronave já havia percorrido mais da metade do trajeto. Ele estava sentado duas fileiras atrás de Olenick, na área da primeira classe.
Segundo relatou o passageiro à CNN, inicialmente, uma comissária tentou intervir, mas a situação se agravou. Conforme o relato do passageiro, o homem atacou fisicamente a pessoa sentada ao seu lado e, em seguida, atingido uma mulher que tentou ajudá-la.
O episódio levou Olenick e Juan Mejia, um policial aposentado de Nova Jersey que também estava a bordo, a deixarem seus assentos para auxiliar na contenção. Segundo os dois, o passageiro gritava palavrões e proferia insultos racistas e homofóbicos.
Passageiro resistiu à contenção
Ainda de acordo com informações da CNN, uma comissária forneceu a Olenick, Mejia e a outro homem uma braçadeira plástica utilizada para restringir os movimentos do passageiro. Mesmo imobilizado, porém, ele continuou tentando se soltar e chegou a morder Mejia. Também teria tentado morder Olenick.
Diante da resistência, os passageiros recorreram à fita adesiva fornecida pela tripulação para mantê-lo preso ao assento. Segundo Olenick, a orientação foi não cobrir a boca do homem, permitindo que ele respirasse normalmente.
Mesmo contido, o passageiro continuou se movimentando e tentando se levantar. Olenick permaneceu sobre ele durante cerca de 15 minutos, até a aterrissagem em Baltimore.
A situação também causou preocupação entre os passageiros por ocorrer poucos dias antes do 25º aniversário dos ataques de 11 de setembro. Segundo a CNN, Olenick afirmou que a proximidade da data tornou o comportamento do homem ainda mais alarmante, especialmente porque Mejia havia trabalhado como policial e perdido colegas nos ataques.
Após o pouso no Aeroporto Internacional Thurgood Marshall de Baltimore/Washington, agentes da polícia da Autoridade de Transportes de Maryland entraram na aeronave e retiraram o passageiro. Segundo o FBI, ele foi preso e passou a responder a acusações em âmbito estadual. A identidade do homem não foi divulgada.
Com o passageiro retirado, o avião foi liberado para seguir viagem até Newark.
Em nota citada pela CNN, a American Airlines afirmou que a segurança de passageiros e funcionários é sua principal prioridade e disse não tolerar episódios de violência a bordo.
Segundo a FAA, mais de 1.160 ocorrências envolvendo passageiros indisciplinados foram registradas nos Estados Unidos em 2026. A agência pode aplicar multas superiores a US$ 43 mil a passageiros que ataquem, ameacem, intimidem ou interfiram no trabalho de integrantes da tripulação.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














