Pelo menos 20 brasileiros não foram localizados no Nepal
Há registro de que haveria um total 220 de brasileiros no país
Internacional|Do R7
Depois de três dias do pior terremoto que devastou o Nepal, 26 brasileiros ainda não foram localizados pelo governo brasileiro. De acordo com informações divulgadas pelo Itamaraty na tarde desta terça-feira (28), 194 brasileiros foram contatados e passam bem, porém, segundo contatos feitos por familiares ou conhecidos com o Itamaraty, há registro de que haveria um total de 220 de brasileiros no Nepal.
Dos brasileiros que foram localizados, três tiveram ferimentos graves, dois tiveram ferimentos leves e um quebrou a perna, mas já receberam atendimento médico e não correm risco de morte. Até o momento não foi registrada morte de nenhum brasileiro.
O terremoto, de magnitude 7,8 na escala Richter, que devastou o país no último sábado (25), teve o epicentro a cerca de 80 km da capital nepalesa e foi sentido em outros países, como a Índia, China, Bangladesh e Paquistão.
No domingo (26), um segundo tremor de magnitude 6,7 na escala Richter agravou ainda mais a situação no país.
Antes e depois: veja como ficaram os monumentos históricos do Nepal após os terremotos
Terremoto no Nepal: 72 horas após o início dos tremores, população luta por comida e atendimento
O Itamaraty montou um posto de atendimento no aeroporto de Nova Déli, principal rota aérea de saída de Katmandu, para auxiliar os brasileiros que deixam o Nepal e fazem escala na Índia. “A embaixada tem instrução para acolher os brasileiros, caso necessário, mesmo que no Jardim da Residência, para uso como local de refúgio”, diz nota do Ministério de Relações Exteriores.
Em nota, o Itamaraty informou ainda que a missão do país no Nepal foi reforçada para prestar atendimento ininterruptamente. Além disso, os brasileiros que procuram a embaixada podem usar computadores para fazer compra de passagens e manter contato com parentes no Brasil.