Piloto de avião comercial desvia rota para evitar acidente com jato militar dos EUA perto da Venezuela
Aeronave americana não aparecia nos radares e está conectada à atuação norte-americana na região do Caribe
Internacional|Do R7
Para evitar um acidente, o piloto de uma aeronave comercial teve que desviar a rota perto da Venezuela. O que motivou a manobra foi a aparição inesperada de um jato militar americano. Áudios entre o piloto e a torre de comando foram divulgados e ajudam a entender melhor a situação.
O voo comercial saiu de Curaçao para Nova York na última sexta-feira (12). Perto da Venezuela, o piloto informou a torre que precisou interromper a subida para evitar uma colisão com um jato militar dos Estados Unidos. Ao avisar a torre, o comandante diz: “Eles passaram diretamente pelo nosso trajeto. Tivemos de parar a subida. Não estão aparecendo no radar. O transponder está desligado. É um absurdo”. Um transponder é o equipamento que identifica a aeronave nos radares e emite o alerta para outros aviões. A companhia aérea disse que denunciou o caso às autoridades americanas que investigam a situação.
O incidente ocorre em meio às operações dos Estados Unidos contra o tráfico de drogas no mar do Caribe, com diversas manobras de forças militares americanas ocorrendo na região. Nesta segunda (16), Trindade e Tobago autorizou o trânsito de caças de combate dos EUA e o Paraguai firmou um acordo de cooperação permitindo a presença de soldados no país.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












