Por que os semicondutores de Taiwan são tão cobiçados pelos Estados Unidos
Ilha se recusou a transferir metade de sua produção de semicondutores para os norte-americanos
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A tensão na indústria de chips ganhou novo capítulo nesta semana, quando Taiwan reafirmou que não vai transferir metade de sua produção de semicondutores para os Estados Unidos. Os norte-americanos se preocupam com sua dependência da ilha em um setor considerado estratégico para a economia e segurança internacional.
Esses chips são indispensáveis para tecnologias de ponta, como inteligência artificial, smartphones, carros elétricos e até sistemas de defesa. Por isso, Washington quer se tornar independente na produção.
LEIA MAIS
“Nossa equipe de negociação nunca se comprometeu a dividir os chips 50-50, então o público pode ficar tranquilo”, disse a vice-primeira-ministra de Taiwan, Cheng Li-chun, após retornar dos Estados Unidos em viagem de negociações tarifárias.
Recentemente, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que Taiwan deveria dividir igualmente a produção de chips entre fábricas locais e norte-americanas. Segundo ele, essa seria uma forma de garantir a segurança da ilha, caso houvesse um embate com a China. Lutnick acredita que depender somente de Taiwan pode colocar todo o mercado global em risco.
Para Cheng Li-chun, no entanto, manter a produção no país é uma forma de garantir a soberania e sobrevivência da ilha, em meio à pressão constante da China, que reivindica Taiwan como parte de seu território. Dessa forma, os semicondutores seriam uma “garantia” de que grandes potências defendam a ilha diante de uma possível ameaça.
Em entrevista à CNN, Arisa Liu, diretora do Instituto de Pesquisa Econômica de Taiwan, disse que o pedido de Washington traria mais danos do que benefícios a Taiwan. “Investimentos significativos e mudanças de capacidade em direção aos EUA inevitavelmente enfraquecerão o próprio ecossistema de Taiwan, prejudicando a integridade de sua cadeia de suprimentos”, explicou.
Embora os Estados Unidos tenham sido os pioneiros na produção de chips, atualmente quem lidera a fabricação é Taiwan, que é responsável por cerca de 90% dos semicondutores mais sofisticados do mundo. A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), maior empresa de fabricação de chips, domina a produção de chips de alta performance para clientes como a Apple.
Perguntas e Respostas
Por que Taiwan não vai transferir metade de sua produção de semicondutores para os Estados Unidos?
Taiwan reafirmou que não irá transferir metade de sua produção de semicondutores para os Estados Unidos, em meio a preocupações dos norte-americanos sobre a dependência da ilha em um setor estratégico para a economia e segurança internacional.
Qual a importância dos semicondutores para os Estados Unidos?
Os semicondutores são essenciais para tecnologias avançadas, como inteligência artificial, smartphones, carros elétricos e sistemas de defesa. Por isso, os Estados Unidos buscam se tornar independentes na produção desses componentes.
O que disse a vice-primeira-ministra de Taiwan sobre a produção de chips?
A vice-primeira-ministra de Taiwan, Cheng Li-chun, afirmou que a equipe de negociação nunca se comprometeu a dividir a produção de chips 50-50, garantindo que o público pode ficar tranquilo sobre a questão.
Qual foi a posição do secretário de Comércio dos Estados Unidos sobre a produção de chips?
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sugeriu que Taiwan deveria dividir igualmente a produção de chips entre fábricas locais e norte-americanas, argumentando que isso garantiria a segurança da ilha em caso de um embate com a China.
Como Taiwan vê a manutenção da produção de semicondutores em seu território?
Cheng Li-chun acredita que manter a produção no país é uma forma de garantir a soberania e sobrevivência de Taiwan, especialmente diante da pressão da China, que reivindica a ilha como parte de seu território.
O que disse Arisa Liu sobre o pedido dos Estados Unidos?
Arisa Liu, diretora do Instituto de Pesquisa Econômica de Taiwan, afirmou que o pedido de Washington poderia causar mais danos do que benefícios a Taiwan, pois investimentos significativos e mudanças de capacidade em direção aos EUA poderiam enfraquecer o ecossistema local e prejudicar a cadeia de suprimentos.
Qual é a posição de Taiwan na fabricação de semicondutores atualmente?
Embora os Estados Unidos tenham sido pioneiros na produção de chips, Taiwan atualmente lidera a fabricação, sendo responsável por cerca de 90% dos semicondutores mais sofisticados do mundo. A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) é a maior empresa de fabricação de chips e domina a produção de semicondutores de alta performance para clientes como a Apple.
