Por que Trump está ameaçando bombardear Omã, aliado dos EUA
Presidente republicano afirmou que o país será atacado se interferir nas negociações com o Irã
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Donald Trump ameaçou bombardear Omã, aliado dos Estados Unidos, caso o país tente interferir nas negociações sobre o fim da guerra com o Irã e o controle do estreito de Ormuz, que segue fechado por determinação de Teerã.
Em entrevista à Fox News, o republicano disse: “Se Omã atrapalhar, vamos bombardeá-los até não sobrar nada”.
Veja Também
A declaração veio após o Irã afirmar que vem conversando com Omã para tentar chegar a um acordo que restaure o tráfego comercial no estreito de Ormuz, pelo qual passavam 20% dos suprimentos mundiais de petróleo e gás natural antes da guerra no Oriente Médio.
O canal marítimo é delimitado pelo Irã e por Omã e tem águas sob a soberania dos dois países. Recentemente, Trump afirmou que pretende declarar o estreito como território americano. A fala gerou polêmica e foi rebatida pelo vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi.
“O estreito de Ormuz não pode ser tomado nem com um tuíte, nem com um porta-aviões, nem com a emissão de um decreto e nem com um discurso de campanha eleitoral. O Irã não teme ameaças e não se intimida com demonstrações de força”, escreveu Gharibabadi no X.
Em seguida, uma autoridade da Casa Branca afirmou ao The Wall Street Journal que o presidente estava “brincando” e não há um plano formal para anexar a região. Já nesta terça-feira (18), Trump voltou a provocar Teerã, publicando uma imagem que mostra o estreito de Ormuz como território dos EUA.
O Irã afirmou que o estreito de Ormuz continuará fechado até que os EUA cumpram as condições de um acordo assinado em junho. Teerã pede que Washington suspenda o bloqueio aos portos iranianos e as sanções ao petróleo, além de liberar ativos congelados e acabar com operações militares na região.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












