Premiê grego agradece a Varoufakis por "incansável esforço" para defender a Grécia
Varoufakis afirmou que sua renúncia seria para facilitar um acordo com os credores
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, agradeceu ao ex-titular de Finanças, Yanis Varoufakis, por seu "incansável esforço" para defender os interesses da Grécia nas negociações com os parceiros do país, informou o porta-voz do Executivo, Gavriil Sakellaridis.
Varoufakis anunciou sua renúncia para facilitar um acordo com os credores e, após a reunião de Tsipras com os líderes dos partidos políticos, com exceção dos neonazistas, realizado atualmente no palácio presidencial, o Executivo anunciará seu sucessor, esclareceu Sakellaridis.
Austeridade alemã está destruindo a Europa, diz o renomado economista Thomas Piketty
Ministro das Finanças anuncia renúncia após referendo que rejeitou acordo com credores
"O primeiro-ministro sente a necessidade de agradecer (a Varoufakis) por seu incansável esforço para defender a posição e os interesses do governo e do povo grego em condições muito difíceis", assegurou o porta-voz.
Além disso, reconheceu em Varoufakis o "papel líder" que representou nas negociações com os credores desde que o partido esquerdista Syriza ganhou as eleições gerais do dia 25 de janeiro.
Desde então, Varoufakis foi a figura mais controvertida no exterior, e nas reuniões do Eurogrupo muitos ministros se queixavam mais ou menos abertamente que era pelo menos difícil colaborar com o titular grego.
Isto levou a que em abril Tsipras decidisse reduzir seu papel nas negociações em Bruxelas e deixasse de fato o comando das conversas com o vice-ministro de Relações Internacionais Econômicas, Euclidis Tsakalotos.
“Não” ganha referendo na Grécia e rejeita proposta de credores
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!












