Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente afastado do Peru é preso por forças de segurança

Pedro Castillo anunciou a dissolução do Congresso mais cedo, ato que foi visto como golpe de Estado pela oposição e pelo governo

Internacional|Do R7, com informações da EFE e da Reuters

Pedro Castillo (de azul) foi fotografado na sede da Prefeitura de Lima
Pedro Castillo (de azul) foi fotografado na sede da Prefeitura de Lima Pedro Castillo (de azul) foi fotografado na sede da Prefeitura de Lima

O presidente afastado do Peru, Pedro Castillo, foi detido pelas forças de segurança nesta quarta-feira (7), de acordo com imagens mostradas em um tuíte publicado pela Polícia Nacional logo depois que o Congresso votou para removê-lo do poder, em um processo de impeachment.

“Em cumprimento de nossos poderes e atribuições descritos no art. 5 da Lei DL nº 1.267 da Polícia Nacional do Peru, as tropas do PNP intervêm junto ao ex-presidente Pedro Castillo”, publicou a instituição nas redes sociais.

Minutos depois, o tuíte foi apagado pela Polícia Nacional. Outras contas no Twitter, porém, salvaram a foto e a republicaram.

De acordo com informações da agência EFE, Castillo está preso neste momento na sede da prefeitura da capital do país, Lima.

Publicidade

A detenção ocorreu horas depois que o ex-presidente do país anunciou a dissolução do Congresso e a promoção de estado de exceção no Peru. O ex-mandatário também chegou a divulgar uma convocação para a elaboração de uma nova Constituição.

As ações de Castillo não foram bem recebidas nem pela oposição nem pelo governo, enfrentando resistência, inclusive, da vice-presidente do país, Dina Boluarte. Nas próximas horas, a braço direito do ex-presidente deve assumir o poder no país, em uma cerimônia de posse realizada no Congresso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.