Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Rússia ordena cessar-fogo na Ucrânia em 6 e 7 de janeiro

Kremlin informou que Vladimir Putin decidiu suspender os ataques ao território ucraniano por dois dias

Internacional|Do R7, com AFP

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin ordenou um cessar-fogo na Ucrânia nos dias 6 e 7 de janeiro, anuncia Kremlin.

Na quarta-feita, o patriarca Kirill, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa e próximo a Putin, pediu que os ataques tivessem uma trégua pelo menos na véspera do Natal ortodoxo, que é comemorado no sábado.

"Em vista do chamado de Sua Santidade o patriarca Kirill, instruo o ministro russo da Defesa a introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda linha de contato entre as partes na Ucrânia, a partir das 12h de 6 de janeiro deste ano até as 24h de 7 de janeiro", diz Putin, conforme o comunicado divulgado pelo Kremlin.

O conflito começou em 24 de fevereiro de 2022, quando Moscou ordenou a invasão do território ucraniano. A situação já era tensa na fronteira entre os dois países do leste europeu desde a anexação da península da Crimeia por Moscou em 2014.

Publicidade

Apesar do curto período em que os ataques russos serão suspensos nesta semana, ainda não há uma previsão para que os dois países entrem em um acordo de paz.

Conversa com Erdogan

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também pediu ao líder russo um cessar-fogo unilateral.

Publicidade

Putin afirmou que a Rússia "está aberta a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram as conhecidas e expressas demandas em várias ocasiões e levem em consideração as novas realidades territoriais", de acordo com um comunicado do Kremlin.

Leia também

Oficina na Ucrânia reforma carros sucateados para serem usados na guerra contra a Rússia

" gallery_id="63b57692cd77c0ed830000be" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/presidente-da-russia-ordena-cessar-fogo-na-ucrania-em-6-e-7-de-janeiro-05012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.