Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Presidente da Ucrânia afirma que Rússia destruiu 90% de Mariupol

Volodmir Zelensky diz que ataques desabrigaram os quase 500 mil habitantes da cidade, situada nas margens do mar de Azov

Internacional|Do R7

'Não há casas intactas em Mariupol', lamenta Zelensky
'Não há casas intactas em Mariupol', lamenta Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, afirmou neste sábado (29) que mais de 90% da cidade de Mariupol, situada nas margens do mar de Azov e tomada pelas forças russas há cerca de um ano, foi destruída como resultado da guerra.

"Quase meio milhão de pessoas viviam lá. E agora praticamente não há casas intactas", lamentou Zelensky, em mensagem publicada nas suas redes sociais, juntamente com um vídeo que compara imagens de satélite de 2021 e 2023.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

As imagens, obtidas do Google Maps depois de o serviço ter atualizado os registros de Mariupol pela primeira vez desde o início da invasão russa, mostram blocos inteiros de edifícios que desapareceram a partir de meados de março de 2022.


"O Estado terrorista russo fez tudo o que pôde para destruir esta cidade. Mais de 90% de Mariupol foi destruída", concluiu Zelensky na sua mensagem.

Após um cerco que durou meses, as últimas forças ucranianas que se mantinham na cidade da região de Donetsk, parcialmente anexada pela Rússia, entregaram as suas armas, em 20 de maio do ano passado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.