Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Irã diz que hijab é lei após mulheres sem véu serem atacadas com iogurte

Ebrahim Raisi disse que é 'bom usar persuasão' caso pessoas do sexo feminino não queiram utilizar o véu para cobrir o cabelo

Internacional|

Homem atacou mulher que não usava hijab
Homem atacou mulher que não usava hijab Homem atacou mulher que não usava hijab

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, disse neste sábado (1º) que o hijab é lei no Irã após um vídeo viral mostrar um homem jogando iogurte contra duas mulheres sem véu em uma loja perto de uma cidade muçulmana xiita sagrada.

Cada vez mais mulheres têm desafiado as autoridades tirando os véus após protestos em todo o país que se seguiram à morte de uma curda iraniana de 22 anos sob custódia da polícia da moralidade, em setembro, por supostamente violar as regras do hijab. As forças de segurança reprimiram com violência a revolta.

As autoridades judiciais de uma região perto da cidade de Mashhad, no nordeste do país, emitiram mandados de prisão para o homem que é visto derramando iogurte sobre a cabeça das duas mulheres, mãe e filha. Elas também foram alvo de mandados de prisão por desrespeitarem as regras rigorosas de vestuário feminino do Irã, de acordo com a mídia estatal.

Correndo risco de serem presas por desafiar o código de vestimenta, que é obrigatório, ainda é possível observar muitas mulheres sem véu em shoppings, restaurantes, lojas e ruas de todo o país. As redes sociais foram inundadas com vídeos de mulheres sem véu resistindo à polícia da moralidade.

Em declarações ao vivo na televisão estatal, Raisi disse: "Se algumas pessoas dizem que não acreditam [no hijab]... é bom usar persuasão... Mas o ponto importante é que há um requisito legal... e o hijab é hoje uma questão de lei".

Irã mostra ao mundo base subterrânea para caças

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.