Presidente ucraniano conversa com Putin nos bastidores de Sochi
Internacional|Do R7
BOCHAROV RUCHEI, Rússia, 8 Fev (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, que está enfrentando protestos em massa e problemas econômicos em seu país, teve um encontro a sós com o seu colega russo, Vladimir Putin, em Sochi, no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, afirmou um assessor do Kremlin neste sábado.
A conversa da sexta-feira entre os dois presidentes no resort no Mar Negro, nos bastidores da festa olímpica, já era esperada.
Moscou congelou a sua ajuda à Ucrânia até saber quem será o substituto do primeiro-ministro pró-Rússia que caiu na última semana. A medida é uma tentativa de apaziguar líderes da oposição e milhares de manifestantes que protestam no centro de Kiev contra o governo de Yanukovich.
"Houve um contato (entre Putin e Yanukovich) durante o evento. Foi um encontro a sós, durante a abertura", afirmou o assessor de Relações Exteriores de Putin, Yuri Ushakov.
Ele não informou o que foi discutido no encontro ou se algum acordo foi alcançado.
A Ucrânia, que está tendo dificuldade para fortalecer a sua moeda em meio à agitação política e à crise da dívida que deixou a nação à beira da falência, precisa muito da ajuda financeira russa.
Embora os detalhes do encontro permaneçam incertos, uma conversa similar entre os líderes, ocorrida no ano passado, parece ter levado Yanukovich a tomar a decisão de rejeitar um acordo comercial com a União Europeia a favor de laços econômicos mais fortes com a Rússia.
Também houve reuniões em Kiev, na quarta-feira, entre o líder ucraniano e chefe de Política Externa da UE, Catherine Ashton, que comanda as negociações do bloco com a Ucrânia.
Catherine disse ao presidente ucraniano que a UE está pronta para ajudar a Ucrânia de várias formas, tanto financeiramente quanto com conhecimentos, para melhorar o desenvolvimento econômico de longo prazo da nação.
(Reportagem de Alexei Anishchuk)











