Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Preso homem que roubou um Dalí em plena luz do dia em Nova York

O quadro "Cartel de Don Juan Tenorio" foi avaliado em R$ 320 mil

Internacional|Do R7

Um homem acusado de ter roubado em junho do ano passado uma pintura do artista espanhol Salvador Dalí em plena luz do dia em uma galeria de Nova York foi preso pelas autoridades americanas, anunciou nesta terça-feira a promotoria de Manhattan.

Phivos Istavrioglou, de 29 anos e de nacionalidade grega, foi preso no sábado passado no aeroporto JFK de Nova York após uma armadilha para atraí-lo aos Estados Unidos da Itália depois de as autoridades o identificarem como o autor do misterioso roubo.

Veja a galeria do dia

O quadro "Cartel de Don Juan Tenorio", uma pequena aquarela pintada pelo artista surrealista espanhol em 1949 e avaliada em R$ 320 mil, havia sido roubada em plena luz do dia em 19 de junho do ano passado, na galeria Venus Over Manhattan.


Curiosamente, a pintura foi recuperada dez dias depois de ter sido enviada por correio da Grécia para os Estados Unidos.

O ladrão, fazendo-se passar por um potencial cliente, entrou na galeria e após retirar a pintura levou embora debaixo do braço.


As imagens do suspeito foram capturadas pelas câmeras de vigilância do edifício e divulgadas pela internet.

Desde então, as autoridades judiciais e policiais passaram a investigar de forma detalhada essas imagens e cruzaram com impressões digitais na obra com outras de um roubo em uma lanchonete em Manhattan, o que permitiu identificar o suposto ladrão.


"Encarreguei os detetives de confrontar uma impressão digital do roubo do quadro de Dalí com um furto no ano passado de uma garrafa de suco do estabelecimento Manhattan Whole Foods, o que resultou na identificação de Istavrioglou", disse o chefe da polícia nova-iorquina, Ray Kelly, citado no texto.

Com este dado em mãos, a polícia utilizou um agente secreto que se fez passar por um gerente comercial de uma galeria de arte e convidou o suspeito, que se encontrava na Itália, para voar a Nova York.

Istavrioglou aceitou a proposta e ao pisar em território americano na última sexta-feira foi preso de imediato.

O grego foi acusado de roubo de segundo grau, indicou a promotoria de Manhattan.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.