Primeira-ministra da Austrália perde votação interna do partido e vai renunciar ao governo
Julia Gillard deixa governo faltando poucos meses para eleições gerais
Internacional|Do R7

A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, foi derrotada nesta quarta-feira (26) por seu grande rival Kevin Rudd, em uma votação interna do Partido Trabalhista, faltando apenas algumas semanas para as eleições parlamentares. Com isso, ela vai renunciar ao cargo nos próximos dias e passar a chefia do governo a seu rival.
Gillard, primeira mulher a assumir o cargo de chefe de governo da Austrália, convocou a votação depois de um dia de intensas movimentações para sua destituição em favor do rival e antecessor no cargo, Kevin Rudd, que ela derrotou em 2010.
A primeira-ministra recebeu apenas 45 votos, contra 57 de Rudd.
Gillard, que anunciou que abandonaria a política se perdesse a votação, deve notificar o Governador Geral, Quentin Bryce, sobre sua saída, o que deve acontecer na quinta-feira (27), antes de Rudd prestar juramento.
Viajantes mostram suas visões do mundo
O jornal The Australian Finantial Review lembrou hoje que Rudd já poderá enfrentar a partir de amanhã uma moção de censura no Parlamento.
Esta nova crise do trabalhismo australiano, a terceira desde que Gillard assumiu o poder, surge antes das eleições gerais, que serão realizadas em 14 de setembro.
As pesquisas de intenções de voto indicam uma vitória arrasadora do líder conservador Tony Abbott.
Alguns analistas citados pelo jornal The Australian afirmaram que Rudd antecipará a votação para 24 de agosto.
Enquetes recentes revelaram que, com Rudd à frente do trabalhismo, a disputa com Abbott poderia ser mais disputada.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia















