Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro-ministro grego faz acordo para Macedônia mudar de nome

Alexis Tsipras anunciou acordo com o governo de Skopje após 27 anos de impasse, para que o país vizinho passe a se chamar Macedônia do Norte

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Primeiro-ministro grego Tsipras anuncia acordo
Primeiro-ministro grego Tsipras anuncia acordo Primeiro-ministro grego Tsipras anuncia acordo

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou nesta terça-feira (12) que seu governo chegou a um acordo com o governo da Macedônia, para que o país vizinho mude de nome e passe a se chamar Macedônia do Norte.

Leia mais: Macedônia pode deixar de ser Macedônia para agradar gregos

A Grécia disputava o nome Macedônia com o país, até agora conhecido como Antiga República Iugoslava da Macedônia, há 27 anos. Os gregos alegavam questões territoriais (a maior província grega, na fronteira entre os dois países, também é chamada de Macedônia) e históricas (o imperador Alexandre, o Grande, nasceu na Macedônia grega) e, por isso, impediam a entrada dos vizinhos em organizações como a União Europeia e a OTAN.

"Chegamos a um bom acordo, que atende todas as condições que nós pedimos. É um nome composto, como descrição geográfica e será usado tanto internacionalmente quanto domesticamente", disse Tsipras, após um telefonema com o primeiro-ministro da agora Macedônia do Norte, Zoran Zaev.

A mudança de nome será oficial depois que a Constituição macedônia for atualizada e o Parlamento grego também votar pela aprovação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.