Logo R7.com
RecordPlus

Primeiros ativistas do Greenpeace deixam a Rússia após prisão

Internacional|Do R7

  • Google News

MOSCOU, 26 Dez (Reuters) - Os primeiros de 30 ativistas do Greenpeace presos depois de um protesto contra a exploração de petróleo do Ártico deixaram a Rússia, informou o grupo ambiental nesta quinta-feira.

Todos os ativistas deverão obter autorização para deixar a Rússia até sexta-feira.


O sueco de origem soviética Dima Litvinov cruzou a fronteira com a Finlândia depois de receber um carimbo de saída no seu passaporte. Outros 13 também obtiveram o selo que lhes permite sair, segundo o Greenpeace. O restante do "Ártico 30" deve completar o processo na sexta-feira.

"Agora vou para casa, para a minha cama, minha esposa, meus filhos e minha vida", afirmou Dima em comunicado. "Estou deixando a Rússia sentindo que ganhamos alguma coisa aqui."


O tratamento da Rússia aos 30 ativistas de 18 países, incluindo a brasileira Ana Paula Maciel, que passaram dois meses na prisão e enfrentaram acusações de vandalismo, gerou críticas pesadas de nações ocidentais e celebridades.

A anistia concedida a eles remove um empecilho nas relações de Moscou com o Ocidente. Críticos do Kremlin dizem que o ato é um movimento programado para melhorar a imagem da Rússia antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.


A Rússia diz que ativistas colocaram em perigo vidas e propriedades no protesto na plataforma de petróleo da empresa controlada pelo Estado Gazprom, no mar Pechora, um elemento-chave nos planos da Rússia para o desenvolvimento do Ártico.

O Greenpeace afirma que o embarque de autoridades russas em seu navio após o protesto era ilegal e alega que seus ativistas realizaram um protesto pacífico.

(Reportagem de Alexei Anishchuk)

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.