Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Protestos em Bangkok tornam-se mais violentos e tiros são disparados

Internacional|Do R7

Por Amy Sawitta Lefevre e Martin Petty

BANGKOK, 30 Nov (Reuters) - Tiros foram disparados e uma multidão anti-governo atacou pessoas e veículos neste sábado perto de um estádio onde ocorria um comício de apoiadores da primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, ao tempo em que cresce a tensão em torno das tentativas de tirá-la do poder.

Diversas pessoas ficaram feridas quando tiros foram disparados e o caos eclodia na área de Ramkamhaeng, onde manifestantes armados de pedaços de madeira atacaram um ônibis, um táxi, e machucaram seriamente duas pessoas, disseram a polícia e uma testemunha Reuters.

Não está claro de onde partiram os tiros e quantas pessoas foram feridas, disse à Reuters o comissário-geral da polícia nacional, Adul Saengsingkaew.


Com um prazo definido por manifestantes de derrubar o governo até o domingo, a polícia pediu apoio militar para proteger o Parlamento, o gabinete de Yingluck, e a Casa do Governo, cujas barreiras de pedra e arame farpado foram derrubadas.

Manifestantes aumentaram o valor da aposta e ocuparam brevemente o quartel-general do exército na sexta-feira, instando-o a se juntar a eles na complexa luta de poder centrada na longa influência política exercida pelo irmão bilionário da premiê, o primeiro-ministro deposto Thaksin Shinawatra.


A multidão atacou pessoas acusando-as de "camisas vermelhas", como são chamados os apoiadores do governo, que faziam um comício temendo um golpe militar.

A tensão destaca quase uma década de conflito que opõe altos oficiais militares, monarquistas e a classe média urbana contra os apoiadores de Thaksin, majoritariamente rurais.


O líder dos manifestantes, Suthep Thaugsuban, orientou seus militantes na sexta-feira à noite a cercarem os quartéis-generais da polícia nacional e da cidade, assim como a Casa do Governo e até mesmo um zoológico.

(Reportagem adicional de Damir Sagolj, Panarat Thepgumpanat e Dylan Martinez)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.