Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin diz que relação Rússia-China é importante para estabilidade internacional

Putin fala sobre plano de paz com chefe da diplomacia chinesa e aguarda visita de Xi Jinping no país

Internacional|

Putin recebe Wang Yi, chefe da diplomacia chinesa
Putin recebe Wang Yi, chefe da diplomacia chinesa Putin recebe Wang Yi, chefe da diplomacia chinesa

O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quarta-feira (22) que a relação entre Rússia e China "estabiliza a situação internacional", na semana em que é aguardado o anúncio de um plano de paz chinês para o conflito na Ucrânia.

"As relações internacionais são complicadas hoje (...) Neste contexto, a cooperação (...) entre China e Rússia é de grande importância para a estabilização da situação internacional", declarou o presidente russo ao receber no Kremlin o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi.

Vladimir Putin raramente recebe autoridades estrangeiras que não sejam chefes de Estado, então essa reunião mais uma vez ressalta os laços privilegiados entre o Kremlin e seu aliado chinês.

"Estamos alcançando novos horizontes", afirmou Putin, acrescentando que espera que o presidente chinês, Xi Jinping, visite a Rússia na primavera boreal.

Publicidade

Wang Yi manifestou a vontade de Pequim de "reforçar a parceria estratégica (...) e a cooperação em todas as direções" com Moscou, segundo as suas palavras traduzidas para o russo.

As relações russo-chinesas "não são dirigidas contra terceiros países e resistem às suas pressões", enfatizou.

Publicidade

Leia também

O chefe da diplomacia chinesa foi recebido no Kremlin após encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

"Nossas relações estão se desenvolvendo de forma segura e dinâmica. E apesar da forte turbulência no cenário internacional, mostramos unidade e disposição para defender os interesses de ambos", disse Lavrov.

A visita de Wang Yi à Rússia ocorre enquanto a China tenta mediar o conflito ucraniano evocando publicamente um plano de paz — muito vago no momento — para encontrar uma solução política.

Fotos registram os momentos comoventes dos resgates na Turquia e na Síria

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.