Putin: ‘Não há relação desproporcional no comércio entre EUA e Brasil’
Presidente russo, no entanto, aponta desproporcionalidade nas relações comerciais entre EUA e China
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que há uma relação desproporcional no comércio entre os Estados Unidos e a China e o mesmo acontece entre as trocas de bens dos americanos com a Índia.
“Mas não há relação desproporcional no comércio com o Brasil”, alegou Putin, em entrevista concedida nesta quarta-feira (3) durante visita a Pequim, na China, onde participou das comemorações do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
Para Putin, a questão da guerra da Ucrânia tem sido usada em situações insólitas de negociações comerciais, mesmo em conversas com parceiros sem conexão direta com os desdobramentos envolvendo Kiev.
Putin listou, por exemplo, o caso das sanções impostas pelos EUA ao Brasil. Ainda que o prazo para as negociações com o Brasil fosse 8 de agosto, os EUA anunciaram a imposição de sanções em 6 de agosto, ressaltou.
Ele citou ainda que há questões específicas associadas à decisão americana em relação ao país sul-americano, citando textualmente a disputa entre as autoridades locais e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Perguntas e Respostas
Qual foi a afirmação de Vladimir Putin sobre o comércio entre os EUA e o Brasil?
Vladimir Putin afirmou que não há relação desproporcional no comércio entre os Estados Unidos e o Brasil. Ele fez essa declaração durante uma entrevista em sua visita a Pequim.
O que Putin disse sobre as relações comerciais entre os EUA e outros países?
Putin mencionou que existe uma relação desproporcional no comércio entre os Estados Unidos e a China, assim como entre os americanos e a Índia.
Como Putin relacionou a guerra da Ucrânia com negociações comerciais?
Ele destacou que a questão da guerra da Ucrânia tem sido utilizada em negociações comerciais, mesmo com parceiros que não têm conexão direta com os eventos em Kiev.
Que exemplo Putin deu sobre sanções impostas pelos EUA ao Brasil?
Putin citou que, apesar do prazo para negociações com o Brasil ser 8 de agosto, os EUA anunciaram sanções em 6 de agosto, o que ele considerou uma situação insólita.
Quais questões específicas Putin mencionou em relação ao Brasil?
Ele mencionou a disputa entre as autoridades brasileiras e o ex-presidente Jair Bolsonaro como uma questão específica relacionada à decisão americana em relação ao Brasil.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
