Quem é Daniel Noboa, presidente do Equador que sofreu atentado
Filho de bilionário, Noboa tem 37 anos, é aliado da direita e enfrenta protestos e críticas por medidas econômicas e de segurança
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Equador, Daniel Noboa, foi alvo de um atentado nesta terça-feira (7), quando chegava a um evento na província de Cañar, na região central do país. Segundo o governo, ele não se feriu.
De acordo com a ministra de Meio Ambiente e Energia, Inés Manzano, o carro do presidente foi cercado por cerca de 500 manifestantes, que atiraram pedras. O veículo também apresentou marcas de tiros, segundo a ministra.
Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo gabinete presidencial mostra a ação (veja abaixo). Mais tarde, o órgão informou que cinco pessoas foram presas, e todas responderão por tentativa de homicídio e terrorismo.
Leia mais
O ataque ocorreu em meio a protestos de comunidades indígenas contra o fim dos subsídios ao diesel, anunciado pelo governo em setembro. A medida gerou bloqueios de estradas e confrontos com as forças de segurança.
A federação indígena CONAIE, organizadora das manifestações, acusa o governo de violência policial e afirma que mulheres e idosos foram agredidos, de acordo com as agências de notícias Reuters e France-Presse (AFP).
Durante um evento estudantil após o ataque, Noboa afirmou que não vai se intimidar. “Tais ataques não serão aceitos no novo Equador, e a lei se aplica a todos”, disse o presidente.
Jovem, liberal e filho de bilionário
Daniel Noboa Azín assumiu a Presidência do Equador em 2023, aos 35 anos, tornando-se o mais jovem presidente da história do país. Em 2025, foi reeleito com cerca de 56% dos votos e deve governar até 2029.
Nascido em Miami, nos Estados Unidos, Noboa é filho de Álvaro Noboa, um dos empresários mais ricos do Equador e dono de um império no setor de exportação de bananas. Seu pai tentou cinco vezes chegar à Presidência, mas nunca venceu.
Formado na Stern School of Business, nos EUA, Noboa tem uma carreira política curta. Foi deputado e presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico do Congresso, responsável por projetos nas áreas tributária e de investimentos.
Casado com a influenciadora Lavinia Valbonesi, de 26 anos, Noboa tem três filhos. É conhecido pelo estilo atlético, evita aparições públicas tradicionais e usa as redes sociais para se mostrar próximo do público.
Governo de linha dura
Com perfil de centro-direita e postura liberal na economia, Noboa tem adotado uma política de tolerância zero contra o narcotráfico. Ele enviou militares às ruas e intensificou prisões, o que lhe rendeu comparações com Nayib Bukele, presidente de El Salvador.
Críticos e entidades de direitos humanos acusam o presidente de abusos de poder e excessos das forças de segurança durante os estados de exceção decretados em todo o país.
Noboa diz ter reduzido a taxa de homicídios de 47 para 38 por 100 mil habitantes entre 2023 e 2024. Ainda assim, o Equador continua sendo o país mais violento da América Latina, segundo o centro de estudos Insight Crime.
Denúncias pessoais
A vida pessoal do presidente também é alvo de polêmicas. Ele é acusado pela ex-esposa, Gabriela Goldbaum, de violência vicária – uso de terceiros para causar sofrimento à mulher. Ela também diz que o presidente a impede de ter contato com a filha do casal.
Noboa ainda é acusado de violência de gênero pela vice-presidente Verónica Abad, que fez denúncias contra o mandatário após ter sido afastada de suas funções no governo.
Perguntas e Respostas
Quem é Daniel Noboa?
Daniel Noboa Azín é o presidente do Equador, assumindo o cargo em 2023 aos 35 anos, tornando-se o mais jovem presidente da história do país. Ele é filho de Álvaro Noboa, um dos empresários mais ricos do Equador, e tem uma formação na Stern School of Business, nos Estados Unidos.
O que aconteceu com Daniel Noboa recentemente?
Daniel Noboa foi alvo de um atentado em 7 de novembro de 2023, quando chegava a um evento na província de Cañar. Seu carro foi cercado por cerca de 500 manifestantes que atiraram pedras e o veículo apresentou marcas de tiros. O governo informou que ele não se feriu.
Qual foi a reação do governo após o atentado?
Após o atentado, cinco pessoas foram presas e responderão por tentativa de homicídio e terrorismo. A ministra de Meio Ambiente e Energia, Inés Manzano, confirmou os detalhes do ataque e a prisão dos envolvidos.
Por que os protestos ocorreram?
Os protestos foram motivados pelo fim dos subsídios ao diesel, anunciado pelo governo em setembro. A federação indígena CONAIE, que organizou as manifestações, acusa o governo de violência policial, alegando que mulheres e idosos foram agredidos durante os confrontos.
Como Daniel Noboa se posicionou após o ataque?
Durante um evento estudantil após o ataque, Noboa afirmou que não se deixará intimidar e que tais ataques não serão aceitos no novo Equador, ressaltando que a lei se aplica a todos.
Quais são as características da administração de Noboa?
Noboa tem um perfil de centro-direita e adota uma postura liberal na economia, implementando uma política de tolerância zero contra o narcotráfico, com envio de militares às ruas e intensificação de prisões. Ele afirma ter reduzido a taxa de homicídios no país, embora o Equador continue sendo considerado o país mais violento da América Latina.
Quais são as controvérsias envolvendo a vida pessoal de Noboa?
Daniel Noboa enfrenta acusações de violência vicária feitas pela ex-esposa, Gabriela Goldbaum, que afirma que ele a impede de ter contato com a filha do casal. Além disso, a vice-presidente Verônica Abad também fez denúncias de violência de gênero contra ele após ser afastada de suas funções no governo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












