Quem era o coronel e espião ucraniano morto a tiros em Kiev
Caso gerou especulações sobre possível envolvimento russo no assassinato
Internacional|Do R7

Um coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), identificado como Ivan Voronych, foi morto a tiros na manhã de quinta-feira (8) em Kiev. O crime ocorreu em plena luz do dia, em um estacionamento residencial no distrito de Holosiivskyi, na zona sul da capital. A polícia e o SBU investigam o caso e trabalham para identificar o autor dos disparos.
Imagens de câmeras de segurança mostram um homem saindo de um prédio e sendo abordado por outro indivíduo, que atira várias vezes antes de fugir a pé. De acordo com a polícia de Kiev, a vítima foi encontrada com múltiplos ferimentos e morreu no local.
Voronych era um alto oficial do SBU, órgão de contrainteligência e segurança responsável também por operações especiais desde o início da guerra com a Rússia, em 2022. Segundo o jornal Ukrainska Pravda, Voronych liderava uma divisão especializada em ações de contraterrorismo e operações de alto risco.
O caso gerou especulações sobre possível envolvimento russo. O ex-oficial de inteligência Roman Chervinsky declarou ao The Telegraph que o coronel foi atingido com “cinco tiros à queima-roupa enquanto saía do apartamento”. Já Ihar Mosiychuk, ex-parlamentar ucraniano, afirmou que os serviços secretos russos podem ter planejado o ataque.
Leia mais:
As autoridades ucranianas ainda não divulgaram oficialmente os motivos do assassinato. Em nota, o SBU declarou que “está tomando um conjunto abrangente de medidas para esclarecer todas as circunstâncias do crime e levar os responsáveis à justiça”.
O vídeo do ataque foi analisado e autenticado pela agência Reuters, que confirmou o local e a data da gravação com base na arquitetura da área e nos registros de câmeras. Até o momento, o autor dos disparos segue foragido.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
