Quinto grupo de israelenses e estrangeiros sequestrados por terroristas do Hamas é solto
Nove mulheres e uma adolescente de 17 anos deixaram o cativeiro hoje; Israel libertou 30 prisioneiros palestinos com parte do acordo
Internacional|Do R7
O quinto grupo de reféns libertados pelos terroristas do Hamas foi entregue à Cruz Vermelha por volta das 19h30 (14h30, no horário de Brasília) desta terça-feira (28), informa a imprensa hebraica. Foram soltas nove mulheres e uma adolescente de 17 anos.
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, entre as mulheres libertadas há uma de nacionalidade austríaca, duas argentinas e uma filipina. Todos foram entregues para a Cruz Vermelha.
Após cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, o grupo será encaminhado até outra fronteira, com Israel e, em seguida, à base aérea de Hatzerim, no sul do país. Todos serão submetidos a uma avaliação médica inicial antes de irem para hospitais, onde passarão por exames mais detalhados.
O governo de Israel libertou 30 prisioneiros palestinos, sendo 15 mulheres e 15 menores de idade, como parte do acordo para libertar parte dos 240 reféns sequestrados no dia 7 de outubro.
Hoje foi o primeiro dia da extensão do acordo de trégua que começou a valer na madrugada de sexta-feira (24), mesmo dia em que foi iniciada a libertação dos sequestrados.
Nos primeiros quatro dias, 69 pessoas deixaram os cativeiros na Faixa de Gaza.
Dos que foram soltos, 30 são crianças israelenses (uma delas com dupla cidadania) e 20 são mulheres israelenses (10 são mães das crianças).
Um cidadão russo-israelense foi solto como gesto de boa vontade do Hamas em relação ao governo de Moscou. Acordos paralelos também resultaram na soltura de 18 estrangeiros (17 tailandeses e 1 filipino).
Leia também
Sorrisos e lágrimas marcam reencontro de reféns de terroristas do Hamas com familiares