Logo R7.com
RecordPlus

Rara tempestade de granizo atinge Alexandria, cidade à beira do deserto no Egito; veja vídeo

Intensidade da chuva registrada neste sábado (31) chamou atenção da imprensa local e das autoridades

Internacional|Do R7

  • Google News
Ministério da Saúde do Egito informou que não houve registro de vítimas
Ministério da Saúde do Egito informou que não houve registro de vítimas Reprodução/X - @africansinnews

Uma forte tempestade de granizo atingiu a cidade egípcia de Alexandria, no sábado (31) à noite, provocando alagamentos em ruas, danos a comércios e paralisação do tráfego em várias áreas. Localizada no litoral do Mediterrâneo e próxima ao deserto, a cidade foi surpreendida por um fenômeno climático incomum para a região, segundo informações da AFP.

O temporal obrigou clientes a deixarem cafés às pressas, enquanto raios cortavam o céu e passagens subterrâneas ficavam submersas. O governador de Alexandria, Ahmed Khaled Hasan, colocou a cidade em estado de alerta e mobilizou equipes de emergência para rebocar veículos e limpar ruas durante a manhã de domingo (1º).


Embora tempestades sejam comuns na costa mediterrânea do Egito, a intensidade da chuva registrada neste sábado chamou atenção da imprensa local e das autoridades. O Ministério da Saúde do Egito informou que não houve registro de vítimas.

Leia mais:

Especialistas apontam que mudanças climáticas estão tornando eventos meteorológicos extremos mais frequentes e intensos, com agravamento de secas e chuvas. Alexandria, a maior cidade litorânea do país, já sofre os efeitos da erosão costeira, da elevação do nível do mar e de enchentes recorrentes.


Segundo estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, o Mediterrâneo pode subir até um metro nas próximas três décadas em cenários mais críticos. Mesmo em projeções mais moderadas, com aumento de 50 centímetros até 2050, cerca de 30% do território da cidade podem ser inundados. Isso exigiria a realocação de uma parcela significativa da população, estimada em seis milhões de habitantes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.