Logo R7.com
RecordPlus

Rebeldes sírios estão encurralados pelo Exército em Qousseir

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Os rebeldes de Qousseir, cidade estratégica do centro da Síria, foram encurralados pelo Exército no norte da cidade, afirmou nesta sexta-feira à AFP um oficial responsável pelas operações.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) também indicou que o Exército, apoiado pelo Hezbollah libanês, bombardeava localidades ao norte de Qousseir com o objetivo cercar os rebeldes.


"Os homens armados (rebeldes) estão cercados, não há como escapar, como aconteceu antes", afirmou o oficial ao jornalista da AFP que acompanha o Exército.

"A batalha vai continuar até a libertação total de Qousseir. Estamos na segunda e penúltima fase da batalha", indicou o oficial, indicando que "600 rebeldes foram mortos até o momento".


O Exército e o Hezbollah haviam lançado no domingo um ataque a esta cidade estratégica para rebeldes e regime, controlando o sul, o leste e o oeste.

O setor leste da cidade, totalmente abandonado pelos moradores, se transformou em um verdadeiro quartel, constatou o jornalista da AFP.


Veículos pesados, postos e fortificações estão presentes em cada rua e soldados estão mobilizados em todos os prédios na parte norte.

"Há ainda um grande número de franco-atiradores que tentam se infiltrar nos prédios para acompanhar os movimentos do Exército nas zonas em segurança", afirmou um outro oficial.


Na entrada de uma padaria, soldados tomam café e fumam, enquanto um outro grupo vigia a estrada principal "para impedir qualquer infiltração de homens armados", disseram eles.

O Exército controla também a autoestrada que liga Qousseir a Baalbeck, maior cidade do leste do Líbano e reduto do Hezbollah, segundo os militares.

O controle de Qousseir é essencial para os rebeldes, porque esta cidade de 25.000 habitantes está localizada no principal ponto de passagem de combatentes e armas provenientes e em direção ao Líbano. A cidade também é estratégica para o regime porque está situada entre Damasco e o litoral, sua base de retaguarda.

O OSDH também indicou que violentos combates sacudiam as cidades de Hamidiyé e Aarjoune, assim como o aeroporto de Dabaa, todos situados ao norte de Qousseir.

"As forças do regime tentam isolar o aeroporto de Dabaa para cercar totalmente os grupos rebeldes", explicou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Quanto ao Hezbollah, grande aliado de Damasco, "o grupo utiliza artilharia pesada e morteiros" nesta batalha contra os rebeldes.

O partido xiita apoia o regime sírio, dominado pelos alauitas --um braço do xiismo-- enquanto os rebeldes na Síria são em sua maioria sunitas.

str/ram/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.