Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Rede de TV americana Fox News destaca falha de pesquisas que tiravam Bolsonaro do 2ª turno

Diferença entre o atual presidente e Lula foi menor do que os números projetados pelos principais institutos do país

Internacional|Do R7

Jair Bolsonaro chega ao segundo turno, provando que as pesquisas estavam erradas
Jair Bolsonaro chega ao segundo turno, provando que as pesquisas estavam erradas

A emissora de TV americana Fox News destacou nesta segunda-feira (3) a diferença entre o resultado das urnas na eleição presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a projeção das pesquisas que precederam o pleito.

O jornalista David Unsworth, da Fox News, ressaltou no título da matéria que “Bolsonaro provou que as pesquisas estavam erradas”, além de também destacar que candidatos aliados do atual presidente conseguiram ser eleitos por todo o Brasil.

Unsworth disse que alguns institutos de pesquisa projetavam a vitória de Lula no primeiro turno com uma margem de 17% dos votos, ao contrário da diferença de cerca de 5% que se constatou após a apuração das urnas.

“O comitê de Bolsonaro frequentemente reclamava que as pesquisas eram tendenciosas e falhas, e agora parece que eles tinham uma base legítima”, afirma Unsworth.


A publicação americana também destrinchou as praças nas quais tanto Bolsonaro quanto Lula foram bem. Enquanto o candidato do PT venceu no Nordeste e em Minas Gerais, o político do PL levou a melhor no Sul e nos estados brasileiros mais conhecidos internacionalmente: Rio de Janeiro e São Paulo.

A Fox News reforçou que Bolsonaro e Lula disputarão os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que juntos somaram quase 9 milhões de votos.

Segundo a emissora dos EUA, alguns analistas acreditam que os resultados no Brasil podem repetir a surpresa da eleição de Donald Trump, em 2016, e do Brexit — a saída do Reino Unido do bloco da União Europeia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.