Logo R7.com
RecordPlus

Reino Unido diz que Argentina é 'contra a democracia'

A crítica surgiu após a embaixadora argentina em Londres comentar sobre o referendo que será realizado nas Ilhas Malvinas 

Internacional|Ansa

  • Google News

O Reino Unido acusou a Argentina de "ir contra contra os princípios universais da democracia" após a embaixadora argentina em Londres, Alicia Castro, criticar o referendo que ocorrerá semana que vem nas Ilhas Malvinas.

"O governo argentino desmereceu o referendo antes mesmo de ele ser realizado, uma posição que vai contra os princípios universais da democracia e da autodeterminação dos povos", disse nesta terça-feira (5) um porta-voz do Foreign Office.


Ameaça de bomba contra organismos de direitos humanos na Argentina

Argentina denuncia presença de armamento nuclear nas Malvinas perante a ONU


Argentina promete processar empresas estrangeiras que exploram petróleo nas Malvinas

"Esperamos que o resultado desta consulta demonstre a posição da população das Ilhas Malvinas e se as pessoas querem ou não continuar sendo parte de um território do Reino Unido", defendeu o porta-voz.


Ontem, em um encontro com jornalistas internacionais na embaixada argentina em Londres, Castro comentou que o referendo que ocorrerá nos próximos dias 10 e 11 "não colocará fim à disputa" entre Argentina e Reino Unido pela soberania do arquipélago. Segundo ela, a consulta "não mudará nada".

A embaixadora disse ainda que a Argentina continuará reivindicando o domínio do território, localizado no Atlântico Sul, como faz desde 1833.


De acordo com Castro, o "referendo não está sendo supervisionado pelas Nações Unidas, e o Reino Unido sequer pediu à ONU que fizesse isso".

Cerca de 1.650 moradores das Ilhas Malvinas com direito a voto -- de um total de 3.000 residentes no arquipélago -- comparecerão às urnas para decidir se o território permanecerá sob domínio britânico.

As cédulas de voto conterão a pergunta: "Você quer que as Ilhas Malvinas mantenham seu status político atual como território do Reino Unido ultramarítimo?". 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.