Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido: veja os desafios que novo primeiro-ministro vai enfrentar

Liz Truss e Rishi Sunak são os candidatos escolhidos para disputar cargo, deixado oficialmente por Boris Johnson em julho

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Liz Truss e Rishi Sunak são os candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
Liz Truss e Rishi Sunak são os candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido Liz Truss e Rishi Sunak são os candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

O Reino Unido vai escolher o novo primeiro-ministro nesta segunda-feira (5). A ministra das Relações Exteriores do país, Liz Truss, de 47 anos, e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, de 42 anos, são os dois candidatos escolhidos pelos deputados conservadores para disputar o cargo, deixado oficialmente por Boris Johnson em julho.

O país enfrenta um endividamento recorde, feito para enfrentar a pandemia de Covid-19, e a prioridade dos candidatos é conter a inflação, que está em seu nível mais alto nos últimos 40 anos. Com isso, o Reino Unido também encara a pior crise de custo de vida em décadas.

Como solução para os problemas econômicos, Truss prometeu "começar a cortar impostos já no primeiro dia", incluindo o imposto corporativo. Já Sunak, quer manter os recentes aumentos tributários na tentativa de vencer o desafio de equilibrar as contas públicas.

Como ministro das Finanças, ele já havia lançado um pacote de 15 bilhões de libras (cerca de R$ 97,9 bilhões) em maio, ação considerada insuficiente, já que os preços da energia voltarão a subir em outubro.

Publicidade

Outra adversidade será lidar com a questão do Brexit, o que inclui os compromissos do Reino Unido com a União Europeia após a sua saída do bloco econômico.

As chegadas clandestinas de migrantes, principalmente vindos da França, também são um assunto polêmico. Tanto Liz quanto Sunak são favoráveis a uma política que enviará requerentes de asilo para Ruanda, país a 6.500 quilômetros de Londres, para seu reassentamento.

Publicidade

Leia também

Em meio à guerra na Ucrânia, o percentual dedicado aos gastos militares é um tópico a ser discutido e questionado. Além disso, a forma como o futuro primeiro-ministro do Reino Unido lidará com questões ambientais é mais um desafio, visto a meta de alcançar a neutralidade líquida de carbono até 2050.

Grande admiradora da falecida primeira-ministra Margaret Thatcher e defensora de suas políticas ultraliberais, Truss aparece nas pesquisas como a favorita, com mais de 30 pontos à frente de Sunak, um ex-bancário bilionário, neto de imigrantes indianos.

Publicidade

De acordo com a pesquisa YouGov/Sky News, que não considera os 13% que se declaram indecisos, 66% dos membros do Partido Conservador apoiam a ministra das Relações Exteriores e apenas 34% pretendem votar no ex-ministro das Finanças.

O candidato eleito será recebido na terça-feira (6) pela rainha Elizabeth 2ª na residência escocesa de Balmoral, algo inédito para a soberana de 96 anos, devido aos seus "problemas de mobilidade", segundo informou um porta-voz do Palácio de Buckingham.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.