Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Resultado das eleições no Uruguai será anunciado no fim da semana

Tribunal Eleitoral tem folga nesta segunda-feira e ainda precisa contar 35 mil votos 'observados'. Lacalle Pou assume liderança na contagem de votos

Internacional|Da EFE

Diferença entre Martínez (esq.) e Pou (dir.) é de menos de 30 mil votos
Diferença entre Martínez (esq.) e Pou (dir.) é de menos de 30 mil votos

Apenas 28.666 votos separam o candidato à presidência do Uruguai do Partido Nacional (PN), Luis Lacalle Pou, de seu rival, Daniel Martínez, da Frente Ampla (FA), ao final das apurações do Tribunal Eleitoral no segundo turno das eleições.

Com 100% dos votos apurados, a chapa composta por Lacalle Pou e Beatriz Argimón, obteve 1.168.019 votos, contra 1.139.353 para Martínez e sua candidata à vice, Graciela Villar, com diferença de votos que não chegam a 30 mil.

Como os chamados votos 'observados', ou seja, aqueles que votaram em lugares diferentes ao da sua zona eleitoral por algum motivo justificado, totalizaram 35.229, o Tribunal Eleitoral ainda não conseguiu proclamar um vencedor do pleito.

Leia também

Nesta segunda, o Tribunal terá um dia de folga. Portanto amanhã, a partir das 9h (hora local), retomará a contagem dos votos para ver quantos dos 'observados' são qualificados ou não e qual dos dois candidatos eles somam.


Portanto, até quinta ou sexta-feira não será conhecido o nome do novo presidente uruguaio para o período 2020-2025.

Após nove meses da campanha eleitoral, eleições locais em junho, a realização de um primeiro turno das presidenciais em outubro e o segundo ontem, o Uruguai ainda não sabe quem sucederá o atual presidente, Tabaré Vázquez, da Frente Ampla.

Cerca de 2,7 milhões de eleitores foram às urnas ontem para escolher entre a continuidade do quarto mandato consecutivo da FA ou a mudança para a coalizão de oposição liderada por Lacalle Pou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.