Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Resultado final das eleições em Israel confirma bloqueio político

A participação final alcançou 69,72% (4,4 milhões dos 6,3 convocados para votação), 1,8% a mais que no pleito do mês de abril

Internacional|Da EFE

Comitê Eleitoral Central israelense publicou primeira recontagem final
Comitê Eleitoral Central israelense publicou primeira recontagem final Comitê Eleitoral Central israelense publicou primeira recontagem final

Os resultados finais das eleições da última terça-feira (17) em Israel, mesmo faltando algumas validações, confirmam o bloqueio político no país, sem maiorias parlamentares dos dois grandes blocos, e que o Likud, de Benjamin Netanyahu, deixa de ser o partido mais votado.

O Comitê Eleitoral Central israelense publicou nesta sexta (20) a primeira recontagem final, que não será definitiva até que seja apresentada ao presidente Reuven Rivlin, na próxima quarta-feira (26), mas sobre as quais mudanças substanciais não são esperadas e que corrobora que a coalizão centrista Azul e Branco, de Benny Gantz, é a primeira força parlamentar com 33 das 120 cadeiras, duas a mais que o Likud.

A participação final alcançou 69,72% (4,4 milhões dos 6,3 convocados para votação), 1,8% a mais que no pleito do mês de abril.

O Azul e Branco supera o direitista Likud em 37 mil votos, que perdeu mais de 28 mil votos em comparação com as eleições de abril.

Publicidade

A Lista Unida, que agrupa os partidos árabes, se consolida como a terceira força com 10,62% dos votos e consegue 13 assentos no Parlamento.

Atrás fica o partido ultra-ortodoxo Shas, com 7,44% dos votos (9 assentos), o direitista Israel Nosso Lar, com 6,99% (8 cadeiras) e o Judaísmo Unido pela Torá com 6,06%.

Publicidade

Nos últimos lugares estão a coalizão de partidos de direita e extrema-direita Yamina, com 5,88% (7 assentos), o Trabalhismo-Guesher, da aliança entre o histórico partido Trabalhista com 4,80% (6 cadeiras) e o esquerdista União Democrática com 4,34% (5).

O partido Poder Judeu, considerado racista, não conseguiu superar os 3,25% necessários para entrar na Knesset (Parlamento).

Publicidade

Em Jerusalém, o Likud conquistou 23% dos votos (2% a menos que em abril) e deixou de ser o partido mais votado, abaixo do Judaísmo Unido pela Torá, com 25%.

Já em outro grande centro urbano, Tel Aviv, o Azul e Branco perdeu cerca de três pontos (de 46% para 43%), enquanto Israel Nosso Lar aumentou até 4%, em comparação com o apenas 1% obtido nas últimas eleições.

O Comitê Eleitoral não inclui nesta contagem os votos de 14 centros que estão sendo investigados e várias urnas revisadas por irregularidades, por isso que o resultado final não será anunciado até a próxima quarta-feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.