Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Reunião aproxima Mercosul e UE de acordo para cotas de carne e etanol

Impasse é um dos entraves para a conclusão do acordo de livre-comércio

Internacional|Eugenio Goussinsky e Mariana Londres, do R7

União Europeia consome 8 milhões de toneladas de carne por ano
União Europeia consome 8 milhões de toneladas de carne por ano

As reuniões entre lideranças do governo e do Mercosul obtiveram, nesta quinta-feira (9), em Brasília, um importante avanço para um dos principais entraves na negociação de um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE (União Europeia), segundo uma fonte envolvida diretamente nas negociações.

As conversas — que também envolveram os setores privados interessados no processo — se aproximaram de um consenso em relação às cotas de importação de etanol e de carne implementadas pelo bloco europeu, até então consideradas muito baixas pelos sul-americanos.

Em negociação recente, no início de outubro, os negociadores do Mercosul consideraram irrisória a oferta para uma cota de 600 mil toneladas de etanol e 70 mil toneladas de carne. Nesta quinta-feira, porém, o otimismo em relação ao desfecho do impasse voltou, conforme informou a fonte. Isso seria um importante passo para que um acordo de livre-comércio seja definido até dezembro próximo.

— Está na mesa uma maneira de sair do obstáculo da carne e do etanol criado em outubro pela falta de oferta convincente. Está na mesa um mecanismo para seguir adiante. Ou seja, apareceu uma luz no fim do túnel que sinaliza novamente o horizonte de fechar o acordo em dezembro. Não está batido o martelo, mas há mais satisfação e confiança dos dois lados da mesa. A coisa voltou para os trilhos.


Leia também

No que se refere à carne, o presidente da Sociedade Rural Argentina (SRA), Luis Miguel Etchevehere, havia dito à Reuters, no início de outubro último, que a Europa consome 8 milhões de toneladas de carne por ano e a oferta anterior da UE equivaleria a dois hambúrgueres para cada habitante dos países-membros, por ano.

A premissa básica, de acordo com negociadores do Mercosul, deveria partir dos números ofertados na primeira negociação, em 2004, que eram de 100 mil toneladas de carne e 1 milhão de toneladas de etanol.

Nesta sexta-feira (10), os chanceleres do Brasil e demais países do Mercosul vão se reunir com o vice-presidente da União Europeia e há uma expectativa, de acordo com a fonte, de que ele manifeste um forte compromisso com a pauta da conclusão do acordo de livre-comércio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.